Brasil

Copom corta Selic em mais 0,5 ponto, para 11,25% ao ano, e sinaliza manter ritmo

O comportamento dos preços fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela quinta vez seguida. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros .

Em nota, o Copom informou que pretende continuar a reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. Na entrevista coletiva do Relatório de Inflação de dezembro, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou que o Copom sempre se refere aos próximos dois encontros ao mencionar a expressão “próximas reuniões”, o que indica que os cortes continuarão até maio pelo menos.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, destacou o comunicado. Em relação à quando os cortes serão interrompidos, o órgão informou que isso dependerá do cenário econômico “de maior prazo”.

A taxa está no menor nível desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

16 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

21 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

21 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

21 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

22 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

22 horas ago

This website uses cookies.