Brasil

Constituição proíbe imposto sobre movimentação financeira como é o caso do Pix; Receita alerta para golpes com cobrança de falsa taxa sobre Pix

Após a circulação massiva de fake news sobre uma suposta cobrança de imposto por parte da Receita Federal sobre transações via Pix, o Fisco convocou coletiva de imprensa para alertar a população: “Não existe tributação sobre Pix, e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”, afirma a Receita.

A Receita Federal, portanto, não cobra e jamais vai cobrar impostos sobre transações feitas via Pix. O que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento”, reforça o Fisco.

Fisco afirma que está ocorrendo atualização no sistema de acompanhamento financeiro

Golpe do Pix

Criminosos estão usando o nome da Receita Federal para aplicar golpes — Foto: Receita Federal/Divulgação

Golpistas estão entrando em contato com os contribuintes informando que há uma suposta cobrança de taxas pela Receita sobre transações via Pix em valores acima de R$ 5 mil. “Não existe a cobrança sobre Pix, porque não existe lei determinando cobrança sobre Pix”, disse Ricardo Barbosa, superintendente da 3ª Região Fiscal, durante a coletiva.

Eles alegam ainda que, caso o pagamento não seja feito, a suposta vítima terá o CPF bloqueado. Na tentativa de golpe, os criminosos utilizam não só o nome da Receita Federal, mas também as cores e símbolos oficiais, para tornar a situação mais convincente.

Como se proteger

Desconfie de mensagens suspeitas: Não forneça informações pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitem dados financeiros ou pessoais;

Evite clicar em links desconhecidos:

Links suspeitos podem direcionar você a sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no seu dispositivo;

Não abra arquivos anexos:

Anexos em mensagens fraudulentas geralmente contêm programas executáveis que podem roubar suas informações ou causar danos ao computador;

Verifique a autenticidade:

A Receita Federal utiliza exclusivamente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial como canais seguros de comunicação.

Canais oficiais

No caso de receber alguma mensagem suspeita ou de dúvidas, a orientação da Receita é procurar os canais oficiais e evitar agir por impulso, principalmente se houver ameaças de bloqueio ou cobrança inesperada.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Neymar confirma cirurgia no joelho, e não garante permanência para 2026

Em entrevista após a vitória que garantiu o Santos na Série A de 2026, Neymar…

40 minutos ago

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

3 horas ago

Pesquisa Datafolha: 54% acham que Bolsonaro quis fugir ao danificar tornozeleira; 33% culpam surto

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste domingo (7), apontou que para 54% dos brasileiros, o…

3 horas ago

Mudanças na carteira CNH sem autoescola: novas regras começam a valer nesta semana

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que as novas regras para obtenção da Carteira…

3 horas ago

Saiba o que vai mudar nas regras de aposentadoria do INSS a partir de janeiro de 2026

A virada de ano sempre traz mudanças na concessão de aposentadorias, desde que a Reforma…

3 horas ago

Irmão de Chitãozinho e Xororó morre em acidente de carro

Morreu neste domingo, 7, em um acidente de carro em São Paulo, o cantor Mauri…

3 horas ago

This website uses cookies.