Brasil

Congresso aprova MP e amplia consignado para motoristas de aplicativo, empregados domésticos, trabalhadores rurais e MEIs

Senado aprovou nesta quarta-feira (2), por 40 votos a 12, a medida provisória (MP) que cria uma nova modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores formais e amplia o acesso ao crédito para categorias como microempreendedores individuais (MEIs), motoristas de aplicativo, empregados domésticos e trabalhadores rurais.

O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proposta, enviada pelo governo em março, visa facilitar o acesso ao crédito mais barato em um cenário de juros elevados no crédito pessoal. Com o novo modelo, o trabalhador terá uma margem consignável de até 35% do salário, descontadas diretamente na folha de pagamento.

No caso de demissão, os valores serão descontados das verbas rescisórias, respeitado o limite legal. O trabalhador poderá ainda usar até 10% do saldo do FGTS como garantia ou até 100% da multa rescisória (equivalente a 40% do FGTS, em caso de demissão sem justa causa).

A medida cria uma plataforma centralizada para comparação de ofertas de empréstimos consignados, concentrando em um único aplicativo as opções disponíveis no mercado.

O texto determina ainda novas regras de fiscalização para evitar abusos, como a retenção indevida de valores e o não pagamento integral dos salários.

Durante a tramitação, o Congresso incluiu no texto um dispositivo que autoriza sistema semelhante de consignado para trabalhadores autônomos de transporte e entregadores vinculados a aplicativos. A mudança, que não constava na proposta original, foi mantida pelos senadores.

Durante a tramitação, o Congresso incluiu no texto um dispositivo que autoriza sistema semelhante de consignado para motoristas e entregadores de aplicativos. A mudança, que não constava na proposta original, foi mantida pelos senadores.

Por outro lado, o Senado retirou um ponto aprovado na Câmara que tratava da definição do teto de juros do consignado do INSS. A mudança previa transferir essa competência do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) para o CMN (Conselho Monetário Nacional), mas acabou excluída da versão final.

Segundo projeções da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o novo consignado tem potencial para gerar uma carteira de crédito de até R$ 120 bilhões em quatro anos.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

8 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

18 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

18 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

18 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

18 horas ago

Geisy Arruda sensualiza com calcinha rosa de renda e incendeia o clima na web

Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…

18 horas ago

This website uses cookies.