PIX por aproximação
O governo federal não é o único ente federativo que tem acesso às movimentações financeiras dos contribuintes, um tema que tem gerado forte debate. Desde 2018, os estados também recebem informações sobre essas transações.
Os dados correspondem a pagamentos feitos a empresas, que são utilizados na fiscalização do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual através de meios eletrônicos.
Além disso, os estados também recebem informações do PIX, instituído no fim de 2020.
🔎O ICMS estadual é o tributo que mais arrecada no país atualmente. Embutido em todos os produtos e serviços ofertados no país, o imposto é cobrado dos consumidores. Mas os valores são recolhidos aos cofres públicos pelas empresas. Os estados possuem leis próprias e regulamentos internos.
As informações sobre as movimentações financeiras das empresas são enviadas pelas instituições financeiras aos estados por meio da Declaração de Informações de Meios de Pagamentos (DIMP).
O objetivo do envio é comprovar todas as transações financeiras para combater a sonegação de impostos pelas empresas que recolhem o ICMS.
A Petrobras vai ganhar o reforço de mais uma plataforma de produção de petróleo e gás…
Roger Silva, ex-jogador do Ceará e do Sport, é o novo técnico do time pernambucano.…
Chegou ao fim o relacionamento de um dos casais mais aclamados entre os famosos brasileiros.…
Uma médica de 45 anos, identificada como Sabrina Laurenti Janela, morreu em um grave acidente de…
O Ministério da Previdência Social inicia nesta segunda-feira (22) o pagamento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do…
Se depender do clima nos bastidores, os demais ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem…
This website uses cookies.