Brasil

Comissão do Senado aprova isenção de FGTS e INSS para aposentado que trabalha

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (6) projeto de lei que isenta trabalhadores já aposentados do desconto do FGTS e da contribuição do INSS. O texto segue agora para o plenário do Senado.

A proposta foi aprovada de forma simbólica com o voto contrário do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Segundo ele, a isenção é prejudicial para a Previdência e pode impactar no equilíbrio das contas públicas.

“É evidente que eu tenho que encaminhar contra, mas por conta das contas públicas, em nome do governo, porque, repito, eu sei que a pessoa já está aposentada e não fará jus a uma nova aposentadoria, mas, na medida em que ela senta no lugar de alguém que não estaria aposentado ou não está, evidentemente seria menos uma contribuição, e haverá mais problema para a Previdência”, disse.

O projeto foi apresentado pelo então senador Mauro Carvalho Junior (União-MT) e teve como relatora na CAE a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).

A senadora incluiu um limite para os trabalhadores aposentados e que ficariam isentos. Pelo texto, empresas com até dez empregados podem contratar uma pessoa aposentada com o direito à isenção da contribuição previdenciária e do FGTS.

Empresas com 11 a 20 trabalhadores poderão ter até dois aposentados. Já nas empresas maiores, a isenção será limitada a 5% do total de funcionários.

“O objetivo deste projeto de lei é estabelecer normas de fomento à contratação de pessoas idosas aposentadas, por meio de incentivo às empresas privadas para a realização de tais contratações, mediante a retirada da obrigatoriedade de cobrança do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da contribuição previdenciária em relação a essas pessoas”, explicou a senadora.

Na reunião, Jaques Wagner afirmou que ainda aguardava um estudo do impacto financeiro do projeto elaborado pelo Ministério da Fazenda. A equipe econômica pediu prazo de dez dias para apresentar os dados.

Antes, a proposta havia sido aprovada de forma terminativa – quando uma comissão tem a decisão final – pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), mas os senadores foram favoráveis ao texto também ser analisado na CAE.

Se for aprovado no plenário, o projeto seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Estudante de Belo Jardim tem uma das 12 notas mil da redação do Enem 2024 em todo o Brasil

Um e-mail enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para…

3 horas ago

Conselho Regional de Medicina de Pernambuco investiga médico que fez procedimento em paciente que morreu

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) informou que irá investigar o…

3 horas ago

Pagamento do Bolsa Família 2025 inicia em 20/01 veja quem recebe até R$ 648

O calendário do Bolsa Família 2025 começa a ser pago no próximo dia 20 de janeiro. O…

3 horas ago

Santa Cruz assina proposta vinculante pela venda da SAF no valor de R$ 1 bilhão

O Santa Cruz assinou, nesta segunda-feira (13), a proposta vinculante para vender sua Sociedade Anônima…

12 horas ago

Tragédia: família inteira morre afogada ao retornar de confraternização e carro cair em rio

Quatro pessoas da mesma família foram encontradas mortas na manhã desta segunda-feira (13), após o…

14 horas ago

Governo sanciona lei que proíbe uso de celular nas escolas em todo o país

O presidente Lula (PT) sancionou, na tarde desta segunda-feira (13), o projeto de lei que…

16 horas ago

This website uses cookies.