Logo G1
Brasil

Combustíveis: Postos e distribuidoras ampliam lucros com diesel em até 70% com guerra

Em | Da Redação com informações de G1

Atualizado em

Combustíveis: Postos e distribuidoras ampliam lucros com diesel em até 70% com guerra
Valor do litro de gasolina em Pernambuco ainda é o terceiro mais caro do Brasil. Levantamento aponta alta de 16,04% em menos de 20 dias

Distribuidoras e postos de combustíveis têm aumentado suas margens de lucro mesmo após as medidas anunciadas pelo governo para conter os efeitos do conflito no Oriente Médio e a alta do petróleo.

Nas últimas semanas, o governo anunciou a isenção de impostos federais sobre o diesel, o aumento do imposto de exportação sobre o petróleo, um incentivo financeiro a produtores e importadores (subvenção) e ações para fiscalizar o repasse dessas medidas ao consumidor.

Ainda assim, um levantamento do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) mostra que, desde o início da guerra no Irã, em 28 de fevereiro, as margens de lucro dessas empresas aumentaram, em média, mais de 30% em produtos como diesel S-10, diesel S-500 e gasolina comum.

  • diesel S-500, usado principalmente por veículos mais antigos, teve alta de 71,6% no período.
  • No diesel S-10, usado por veículos mais novos, o aumento foi de 45%.
  • Na gasolina comum, a margem de lucro subiu 32,2%.

Os dados utilizados são do Ministério de Minas e Energia (MME), no Relatório Mensal do Mercado de Derivados de Petróleo.

Com informações g1.

Deixe sua opinião