Política

Com três deputados estaduais e mais de 30 prefeituras,PSDB deve sair da base de Raquel Lyra

A filiação da vice-governadora Priscila Krause ao PSDB não foi o bastante para satisfazer a cúpula nacional tucana. O presidente do partido, Marconi Perillo, já prometeu o comando da legenda em Pernambuco para o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB). Agora, é esperado que os tucanos deixem a base da governadora Raquel Lyra (PSD), mas ela pode levar consigo boa parte dos quadros da legenda no Estado. As informações são do Diário de Pernambuco

Após a mudança de siglas de Raquel, definir o futuro do PSDB em Pernambuco se tornou uma incumbência do ex-deputado federal e ex-dirigente Bruno Araújo. O partido poderia se contentar com a discreta filiação de Krause e manter Fred Loyo no comando da diretoria estadual, permanecendo próximo da governadora e preservando seus deputados estaduais e prefeitos recém-eleitos, ou buscar novas alianças, correndo o risco de perder força política.

Imagem da governadora Raquel Lyra com Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Hoje, os tucanos possuem três deputados estaduais e mais de 30 prefeituras no Estado. A maioria dos nomes, no entanto, é mais ligado à governadora do que ao partido. Segundo o cientista político Sandro Prado, o PSDB nunca teve capilaridade em Pernambuco e se sustentou na última década com lideranças personalistas, à exemplo da própria Raquel Lyra, que conquistou duas prefeituras e o Governo do Estado enquanto tucana, mas estava no PSDB há menos de uma década.

Embora o PSDB tenha conquistado três cadeiras na Assembleia Legislativa e mais de 30 prefeituras nas últimas eleições, esses resultados são reflexos da influência de Raquel e de seu grupo político, em vez de uma expressão da força intrínseca do partido em Pernambuco. Historicamente, o PSDB não possui uma presença robusta no estado e seu fortalecimento recente está ligado à imagem e à liderança de Raquel Lyra, disse.

O próprio PSDB reconhece a ausência de quadros leais ao seu projeto político e deve optar pela renovação em Pernambuco. Perillo orientou, inclusive, que Porto focasse em criar uma chapa competitiva para o Congresso Nacional ao invés de evitar uma possível debandada de prefeitos fiéis a Raquel, indicando a prioridade das pautas federais.

No estado, Porto pode levar o PSDB para a base do prefeito João Campos (PSB), de quem é aliado. As negociações de fusão com legendas como Republicanos e Podemos, entretanto, ainda podem influenciar a nova direção.

Kassab diz que reeleição de Raquel Lyra pode viabilizar candidatura à Presidência

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Enfermeira de 31 anos morre após acidente enquanto ia para o trabalho na BR-060

A enfermeira Natália Carla Alves, de 31 anos, de Rio Verde,GO, que morreu após acidente na…

9 horas ago

CNH terá renovação automática e gratuita para ‘bom condutor’, anuncia ministro Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

9 horas ago

Cinema Brasileiro: ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados no Globo de Ouro a melhor filme e ator

O filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em Melhor Filme…

11 horas ago

Farmacêutica de 38 anos é morta a facadas pelo ex-marido na frente da filha do casal de 11 anos

A farmacêutica Daniele Guedes, de 38 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido, Cristian Antunes,…

12 horas ago

Neymar confirma cirurgia no joelho, e não garante permanência para 2026

Em entrevista após a vitória que garantiu o Santos na Série A de 2026, Neymar…

14 horas ago

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

16 horas ago

This website uses cookies.