A licitação para conclusão da Barragem Igarabepa, no município de São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul do Estado, foi publicada nesta terça (31), no Diário Oficial do Estado. Segundo a gestão estadual, o investimento é de cerca de R$ 185 milhões, e faz parte das ações do programa Águas de Pernambuco, lançado este ano pela governadora Raquel Lyra.
O edital para a conclusão da barragem está disponível na íntegra no site www.peintegrado.pe.gov.br.
“Chegamos ao fim de 2024, ao último dia do ano, cumprindo a promessa, feita lá atrás, de promover as condições de um desenvolvimento mais seguro para os principais municípios da Bacia do Rio Una que são atingidos por enchentes recorrentes e destrutivas. Vamos finalizar a Barragem Igarapeba e dar mais tranquilidade a milhares de famílias. Mas essa é apenas uma ação de muitas que foram e serão realizadas. Estruturamos o Águas de Pernambuco em quatro eixos e um deles, o de Segurança Hídrica, diz respeito à construção de barragens e ações de recuperação da infraestrutura hídrica do Estado. Me orgulho de comandar uma equipe que trabalha os 365 dias do ano para fazer o melhor para a nossa gente”, afirmou a governadora.
Sistema
A Barragem Igarapeba é parte do sistema de controle de cheias da Bacia do Rio Una, que inclui as barragens Serro Azul, concluída em 2017; Panelas II, que teve as obras retomadas em fevereiro de 2024 e têm conclusão prevista para abril de 2025; e Gatos, cujas obras, já contratadas, serão retomadas em janeiro. Segundo o governo, a Barragem Igarapeba atuará no controle das enchentes do Rio Pirangi, afluente do Rio Una, bene%uFB01ciando as cidades de São Benedito do Sul, Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros.
A capacidade de acumulação do reservatório é de 46,6 hm³, sendo 33,3 hm³ referente ao volume de espera para contenção de cheias e cerca de 13,3 hm³ de água destinado à regularização de vazões, garantindo o reforço no fornecimento de água para o município de São Benedito do Sul e o distrito Igarapeba, bene%uFB01ciando uma população de aproximadamente 180 mil habitantes.
“A construção da Barragem Igarapeba será a segunda maior obra de contenção de enchentes na região da Mata Sul, particularmente na Bacia do Rio Una. É uma das que foram paralisadas anos atrás. Outra boa notícia é de que a Barragem de Lagoa dos Gatos, que nós chamamos Barragem de Gatos, um afluente também que compõe a Bacia do Rio Una, terá suas obras iniciadas agora já em janeiro, com a ordem de serviço. Então são duas obras importantes para a contenção de enchentes na Mata Sul de Pernambuco, que, ao mesmo tempo, terão a finalidade de promover o abastecimento de água, o desenvolvimento da região e, portanto, melhorar a vida da população”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
Águas de Pernambuco
O programa Águas de Pernambuco garantirá ao Estado, de acordo com o governo estadual, um investimento de R$ 6,1 bilhões em água e esgoto nos próximos anos. O programa trabalha com quatro eixos: Segurança Hídrica; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto e Saneamento Rural.