Logo G1
Brasil

Com 42°C, Cuiabá é a capital mais quente do país nessa segunda-feira (13)

O último registro de dia mais quente do ano na cidade foi em 19 de outubro, com 43,2°C.

Em | Da Redação com informações de G1

Atualizado em

Com 42°C, Cuiabá é a capital mais quente do país nessa segunda-feira (13)
A medição foi pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 15h — Foto: Wesllen Ortiz

Cuiabá foi a capital mais quente do dia nessa segunda-feira (13), com 42°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O último registro de dia mais quente do ano na cidade foi feito em 19 de outubro, com 43,2°C, e a segunda mais quente do ano em setembro.

O calor atípico registrado nos últimos dias no país é resultado da quarta onda de calor deste ano, que começou última quinta (9). Para os meteorologistas, ela deve ser uma das mais intensas da história, já que o mundo atravessa um período de El Niño – Caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Veja as 5 capitais mais quente depois de Cuiabá:

Boa Vista (RR): 40,6°C
Teresina (PI): 39,3°C
Palmas (TO): 38,2°C
São Paulo (SP): 37,7°C
Vitória (ES): 37,7°C

Há quatro dias a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta de ameaças a saúde pública devido a chegada da onda de calor no estado, que pode durar até quarta-feira (15). Segundo o Ministério da Saúde, as temperaturas elevadas podem causar problemas de hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravar condições médicas pré-existentes.

Segundo um levantamento feito pelo instituto, o último recorde registrado em Cuiabá foi em setembro de 2020, quando a cidade marcou 43,7°C .

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads