
As inscrições para o CNU (Concurso Nacional Unificado), também conhecido como “Enem dos Concursos”, começaram nesta quarta-feira (2) e vão até as 23h59 do dia 20 de julho. De acordo com o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), o certame recebeu mais de 100 mil inscrições nas primeiras 24 horas.
Na última edição, o número de inscritos no primeiro dia foi de 200 mil participantes com o oferecimento de 6.640 vagas. Neste ano, há 3.652 vagas, distribuídas entre 36 órgãos públicos federais, com salários iniciais que podem chegar a R$ 16 mil. A taxa de inscrição é de R$ 70 para todos os cargos, tanto de nível médio quanto superior.
Para se inscrever, é necessário acessar o site oficial do concurso. O candidato deve ter uma conta na plataforma Gov.br e se cadastrar na plataforma da FGV Conhecimento, banca organizadora do processo seletivo.
“A gente está superfeliz de novo com a velocidade das inscrições. Em 23 horas, abriu ontem às 10h da manhã, já temos mais de 100 mil inscritos [100.070 inscritos] em todos os blocos. Então, a gente está bem feliz, mais uma vez, com a adesão da população na nossa modalidade de concursos”, afirma a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Para os cargos de nível intermediário, serão 20 perguntas gerais e 48 de conhecimentos específicos. No caso das provas dissertativas, para os cargos de nível superior, serão aplicadas duas questões discursivas (na última edição do concurso, havia apenas uma). Já para os cargos de nível intermediário, será aplicada uma redação argumentativa.