Brasil

Chuvas no RS deixam quase 2 mil desalojados, 2 mortos e danos em 86 cidades

As chuvas no Rio Grande do Sul deixaram quase 2 mil pessoas desalojadas, duas mortes e danos em 86 municípios, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta (19) pela Defesa Civil. Uma pessoa segue desaparecida.

Pessoas foram obrigadas a sair das suas casas em seis cidades gaúchas. Ao todo, 1.993 moradores de Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Arvorezinha, Jaguari e Santa Cruz do Sul foram para a casa de parentes ou amigos. Outras 984 pessoas foram levadas para abrigos no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil.

Chuvas causaram enchentes, deslizamentos, bloqueios de rodovias e evacuações emergenciais. A Defesa Civil avalia possibilidade de decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública em alguns municípios gaúchos.

Mulher morreu após carro ser levado pela correnteza de um arroio em Candelária (RS). O marido dela, um homem de 64 anos que também estava no veículo, segue desaparecido. O corpo de Geneci Barbosa, 54, foi encontrado pelos bombeiros na terça-feira. Mário Cesar Gonçalves, 22, morreu após o carro que dirigia foi arrastado pelas águas em Nova Petrópolis (RS).

A ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis pela BR-116 já havia sido comprometida nas chuvas de 2024. A nova cheia fez com que a base da ponte voltasse a ser atingida com intensidade, comprometendo ainda mais a estrutura e interrompendo o tráfego local, segundo a Defesa Civil.

Canoas volta a conviver com o temor das enchentes um ano depois da tragédia no RS. Mais de 100 mil moradores da cidade, na região metropolitana de Porto Alegre, estão sendo afetados por alagamentos, bloqueios no transporte público e vias intransitáveis. Segundo a Defesa Civil municipal, mais de 400 pessoas precisaram deixar as suas casas.

Nova cheia em Porto Alegre não está descartada pelas autoridades. A MetSul Meteorologia elaborou relatório informando que o nível do Guaíba subirá rapidamente até o fim de semana. Segundo a MetSul, pode voltar a chover ainda hoje em Porto Alegre e na região metropolitana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho de perigo de fortes chuvas em áreas do Rio Grande do Sul.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

8 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

17 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

18 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

18 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

18 horas ago

Geisy Arruda sensualiza com calcinha rosa de renda e incendeia o clima na web

Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…

18 horas ago

This website uses cookies.