Brasil

Chefe do CV morto no Rio era amigo de investigada por fuga em presídio

Francisco Myller Moreira da Cunha, de 32 anos, conhecido como “Gringo” ou “Suíça” e apontado como um dos chefes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas, foi morto na megaoperação realizada no Rio de Janeiro. Ele era amigo de Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, de 23 anos, investigada por envolvimento na fuga de quatro detentos do maior presídio de Roraima.

Um dia após a operação, Evelyn — conhecida como “Porcelana” — publicou dois vídeos em seu perfil no Instagram lamentando a morte de Francisco. “Descansa em paz, meu amigo. Você vai nos fazer muita falta”, escreveu.

A megaoperação deixou mais de 120 mortos, a mais letal da história. O nome de Gringo foi divulgado nesta sexta-feira (31) pela Cúpula da Segurança Pública do Rio de Janeiro. A lista inclui 109 pessoas já identificadas.

Gringo era natural de Eirunepé, no interior do Amazonas, e havia completado 32 anos um dia antes da operação.

Porcelana também é apontada pela Polícia Civil de Roraima como integrante do CV. Além de ser investigada por apoiar a fuga na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, ela também é acusada de tráfico no estado.

Em 2023, foi condenada a 5 anos de detenção, em regime aberto, pelos crimes de tráfico de drogas e posse e porte ilegal de arma de fogo.

A investigação que condenou Evelyn Lorrany foi resultado de uma ação em junho de 2022. À época, ela foi presa com o namorado, Thiago Lima dos Santos, conhecido como “TH da Zona Leste”, em frente à casa alugada pelo casal no bairro Canarinho, em Boa Vista. Na abordagem, a polícia apreendeu 1,7 kg de cocaína, 32 g de maconha, duas armas de fogo e 45 munições calibre 9 mm.

TH da Zona Leste foi morto no dia 24 de julho deste ano, em Manaus. Ele, assim como Gringo, era considerado uma das principais lideranças do CV na capital amazonense e atuava como conselheiro da facção.

No caso da fuga dos presos, a jovem é investigada na operação “Cerco Fechado”, deflagrada pela Polícia Civil contra pessoas que deram apoio ao grupo com transporte, suporte logístico nas rotas de fuga, repasses financeiros, alojamento em áreas de mata e possível fornecimento de armas e drogas aos foragidos – todos foram recapturados.

A investigada Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, de 23 anos. — Foto: Reprodução/Instagram

A investigada Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, de 23 anos. — Foto: Reprodução/Instagram

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

7 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

17 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

17 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

17 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

17 horas ago

Geisy Arruda sensualiza com calcinha rosa de renda e incendeia o clima na web

Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…

17 horas ago

This website uses cookies.