Pernambuco

Chefe da Defesa Civil do Recife é réu por desvio de verbas na cheia de 2010 na Mata Sul

Foto Antônio CruzAbr PalmaresPE – Caminhão tragado por uma cratera aberta no centro de Palmares

O chefe da Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar Santana, que comanda as ações em áreas de risco em meio às chuvas que já mataram mais de 120 pessoas em Pernambuco nos últimos dias, é réu na Justiça Federal por fraudes em ações de auxílio em cidades pernambucanas atingidas por cheias há mais de 12 anos.

Em 2010, Sinomar, que é coronel do Corpo de Bombeiros, era coordenador da Defesa Civil do estado e atuava na Casa Militar. Investigação do Ministério Público Federal e Polícia Federal apontou a atuação de um grupo criminoso que praticou fraudes na execução de ações de auxílio à população afetada pelas chuvas naquele ano.

O atual chefe da Defesa Civil do Recife se tornou alvo de duas ações penais que ainda estão em andamento. De acordo com o MPF, as irregularidades incluíram fraudes em licitações, prática de sobrepreço, celebração de aditivos irregulares, pagamento por mercadores não recebidas e serviços não prestados, entre outras irregularidades.

As empresas ligadas ao esquema, segundo as investigações, foram contratadas várias vezes para fornecimento de produtos e serviços em auxílio às vítimas das chuvas, como filtros de água, colchões, cobertores e água mineral.

Os agentes públicos, segundo a denúncia, envolvidos desviaram parte dos recursos repassados pela União, segundo as investigações da Operação Torrentes. A Justiça Federal informou que as duas ações penais seguem em andamento, na fase de produção de provas periciais, e ainda não houve condenação.

O Portal  G1 procurou a prefeitura do Recife para comentar sobre o caso. A assessoria informou que a carreira pública de 25 anos de Civil Cássio Sinomar “é pautada pelo compromisso com a população e amparada pela seriedade em sua atuação ética”.

Ainda segundo a administração municipal, “a devida apuração dos fatos concluirá, respeitado o direito de ampla defesa, que seus atos foram praticados de acordo com a lei”.

Da redação do PortalPE10, com informações G1 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

‘Universidades com nota baixa no Enamed não terão FIES’, diz ministro da Educação

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou nesta quarta-feira (4) que universidades avaliadas com notas 1…

5 horas ago

Chacina de Poção: acusados de matar conselheiros tutelares são julgados

Começou nesta quarta (4), na 4ª Vara do Tribunal do Júri do Recife, no Fórum…

12 horas ago

Proposta indecente? Magnata oferece R$ 16 milhões para funcionária deixar o marido; ex dela busca idenização de US$ 5 milhões após separação

O executivo imobiliário Tamir Poleg, CEO de uma empresa de corretagem imobiliária, é acusado em…

17 horas ago

Anvisa suspende venda de leite condensado e suplementos por irregularidades graves; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o leite condensado da marca La…

18 horas ago

Detran de Pernambuco avalia fim da obrigatoriedade da manobra de baliza para tirar CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou, por meio de nota divulgada nesta…

19 horas ago

Horóscopo do dia: veja as previsões para seu signo hoje (quarta-feira, 04/02)

Quarta-feira, 04 de fevereiro, mantém e aprofunda a energia astrológica que mescla o pensamento inovador e…

19 horas ago

This website uses cookies.