Brasil

Megatraficante fica sabendo de operação e foge da PF em helicóptero

O megatraficante de drogas, Antônio Joaquim Mota, mais conhecido como ‘Motinha’ ou ‘Dom’, conseguiu fugir da Polícia Federal em um helicóptero, na última sexta-feira (30) ao saber que seria alvo de uma operação. Ele estava escondido em uma fazenda da região de fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

De acordo com informações do g1, o suspeito soube da operação dois dias antes. Um dia antes, um helicóptero pousou no lado paraguaio da fazenda e o traficante fugiu. A principal suspeita é que o vazamento da operação tenha partido de paraguaios.

No entanto, ao g1, representante da Polícia Nacional do Paraguai alegou apenas a Polícia Federal brasileira tinha acesso as informações sobre a operação. Além disso, afirmaram ainda que os proprietários da fazenda não estavam no local há meses.

Antônio Joaquim Mota é o chefão do chamado ‘clã Mota’, uma família com pelo menos 70 anos de atuação no crime. O traficante é a terceira geração de uma organização criminosa que já contrabandeou café, cigarro, eletrônicos e que agora se difundiu no tráfico internacional de drogas, com destaque no Paraguai e na região de fronteira com o Brasil.

Ainda de acordo com o g1, ‘Dom’ recrutou um grupo paramilitar, formado por brasileiros e estrangeiros (um romeno, um italiano e um grego), para fazer sua segurança pessoal e também das operações de tráfico de drogas. Os integrantes do grupo possuem cursos nacionais e internacionais na área de segurança privada e em operações militares. Alguns deles, inclusive, já teriam participado de conflitos internacionais, lutando na Guerra da Ucrânia, no conflito da Palestina e contra os piratas da Somália.

Antônio Joaquim Mota é o chefão do chamado ‘clã Mota’, uma família com pelo menos 70 anos de atuação no crime.

Nesta sexta-feira (30), a operação que envolveu Polícia Federal, autoridades paraguaias e o Ministério Público Federal Brasileiro cumbriu 11 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão, em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Dos 12 mandados de prisão, 9 eram para brasileiros e seis foram cumpridos aos integrantes da força paramilitar do grupo Mota. Foram duas prisões em Minas Gerais, uma em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, e duas em Mato Grosso do Sul, uma em Ponta Porã e outra em Dourados. Entre os presos, um militar da reserva, em Belo Horizonte (MG) e um policial militar da ativa, em Mato Grosso do Sul.

Antônio Joaquim Mota e outros cinco integrantes da força paramilitar, entre eles os três estrangeiros, conseguiram fugir. O megatraficante brasileiro está na lista de Difusão Vermelha da Interpol e agora os outros cinco também vão ser incluídos nesta relação dos mais procurados internacionalmente.

A reportagem do g1 apurou que a organização criminosa de Mota é especializada no tráfico de cocaína. A droga, vinda da Bolívia e da Colômbia, chega por via aérea ao Paraguai, na região da fronteira com o Brasil, e é encaminhada de helicóptero para os estados de São Paulo e do Paraná, de onde é despachada para os portos de Santos (SP) e Itajaí (SC).

 

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

14 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

19 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

20 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

20 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

21 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

21 horas ago

This website uses cookies.