Brasil

Celular Seguro:Pessoa que comprar celular roubado vai receber notificação pelo aparelho e será intimado a ir a uma delegacia

Ao inserir um chip em um celular furtado ou roubado, o comprador receberá imediatamente uma notificação informando sobre a condição irregular do aparelho. Essa é uma nova funcionalidade do Celular Seguro, programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciado nesta quinta-feira (1°).

A iniciativa visa incorporar um protocolo de rastreamento e recuperação de telefones desenvolvido no Piauí. A nova funcionalidade está prevista para entrar em operação nos próximos 90 dias.

Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, anunciou que o programa Celular Seguro contará com um botão de recuperação. Nesse caso, a vítima terá a linha telefônica e os aplicativos financeiros bloqueados, enquanto o IMEI, número de registro único de cada aparelho, será incluído no cadastro nacional de telefones furtados e roubados.

Dessa forma, se o celular comprado for roubado ou furtado, quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e aparelho a nova conta foi criada. Caso haja um registro de furto ou roubo, tanto realizada pelo aplicativo Celular Seguro ou em boletins de ocorrência, o receptador é intimado a ir a uma delegacia.

Mario Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública, acrescenta que quem não devolver o celular roubado poderá até responder pelo crime de receptação.

“Isso vai trazer uma diminuição significativa no número de furtos e roubos de celulares. Eu acho que é muito importante esse projeto e as pessoas precisam entender a importância de registrar furtos e roubos”, disse.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que cerca de 6.000 celulares foram devolvidos desde a implementação do protocolo no estado. “A grande maioria devolveu espontaneamente, então já foram milhares de celulares recuperados e devolvidos a partir disso”, disse.

Lançado em dezembro do ano passado, o programa Celular seguro tem 2,1 milhões de usuários cadastrados. O programa permite o bloqueio das linhas, dos dispositivos e dos aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um botão para esses casos.

O acesso ao programa é feito com o mesmo login do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo de celular.

https://celularseguro.mj.gov.br/

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

10 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

10 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

14 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

16 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

16 horas ago

This website uses cookies.