Política

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e autoridades. Provas coletadas pelos agentes na Operação Compliance Zero, que teve como alvo na primeira fase o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, apontam referências a pessoas com foro privilegiado e lideranças partidárias do Congresso Nacional, o que complica ainda mais a investigação. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Por conta dessas menções, apurações sobre essas autoridades terão de correr no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o órgão julgador competente para figuras como foro privilegiado. De acordo com o periódico, fontes ligadas à investigação declaram que foram feitos “vários achados” com menções a esses grandes nomes.

Ao ser preso, Vorcaro teve seus sigilos bancário e telefônico quebrados, além de ter apreendidos documentos. A PF ainda teve acesso ao telefone celular do banqueiro, fonte de diversos detalhes e desdobramentos das investigações.

Ainda de acordo com a Folha, as referências aos políticos, na avaliação de investigadores, não têm relação direta com o inquérito sobre a fabricação de carteiras fraudulentas de crédito consignado pelo Master e a negociação de venda para o BRB (Banco de Brasília), o que motivou a Compliance Zero.

As irregularidades sustentaram a decisão da Justiça Federal em Brasília que autorizou a primeira fase da operação da PF, em 18 de novembro do ano passado, mesmo dia em que o Master foi liquidado.

Peça cada vez mais visível em Brasília nos últimos anos, Vorcaro se tornou próximo de diversos aliados políticos e chegou a organizar encontros em uma mansão na capital federal para receber autoridades. Desde que a operação foi deflagrada, as relações do banqueiro provocaram tensão entre autoridades por conta de tudo o que o dono do Master pode informar à PF. Alguns políticos temem que sejam desvendadas suas relações pessoais e financeiras com Vorcaro, segundo a Folha. Ele, no entanto, não se diz tão influente.

“Se eu tenho tantas relações políticas, como estão dizendo, e se eu tivesse pedido a ajuda desses políticos, eu não estaria com a operação do BRB negada, eu não estaria aqui de tornozeleira, eu não teria sido preso e estava com a minha família sofrendo o que a gente está sofrendo”, disse Vorcaro à PF em dezembro do ano passado.

Dentro do STF, a avaliação é de que o caso pode ter um desmembramento, reduzindo a pressão no Supremo diante da revelação de que o ministro Dias Toffoli, relator do inquérito na Corte, tem proximidade com o caso. Ele passou impôs um alto grau de sigilo sobre a apuração em meio à revelação da existência de uma sociedade que dois de seus irmãos mantiveram com um fundo controlado pelo cunhado de Vorcaro no resort Tayayá, no Paraná.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

55 minutos ago

Morre menino de 13 anos atacado por tubarão em praia de Olinda

O adolescente de 13 anos que foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em…

1 hora ago

Seleção do Sisu 2026 preenche 271 mil vagas e atinge 99% de ocupação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do…

1 hora ago

Banco Master: Vorcaro entra em contradição com o ex-presidente do BRB em acareação realizada na PF

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, apresentaram versões…

2 horas ago

Pernambuco encerra 2025 com geração de 72 mil empregos formais

Pernambuco gerou 72.565 empregos formais de janeiro a dezembro de 2025. O número foi resultado…

2 horas ago

Banco Master: Vorcaro pagou quase R$ 70 milhões por projeto eólico de Fabio Faria, ex-ministro do governo Bolsonaro

Alvo das investigações do caso Master, sob suspeitas de ter projeto eólico financiado por uma…

2 horas ago

This website uses cookies.