Brasil

Carteira de vacinação digital poderá ser usada a partir do 2º semestre

A população poderá utilizar o ConecteSUS como comprovante de vacinação digital a partir do segundo semestre deste ano. A previsão é de Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Em entrevista ao Metrópoles, o infectologista explicou que a medida faz parte de uma grande reforma nos sistemas de informação do PNI, vista como essencial para que a pasta consiga realizar maiores campanhas de vacinação e atingir o objetivo de aumentar as coberturas vacinais do país. Os registros de vacinação a nível nacional, de acordo com o diretor, estavam “completamente desorganizados” quando ele assumiu o cargo, no início deste ano.

“A dose que é feita, ela precisa ser computada e precisa ser unificada em uma base nacional. Isso estava completamente desorganizado e compromete a qualidade dos dados, dos registros administrativos e estamos num esforço muito grande para corrigir. A gente espera, até o meio do ano, estar com todos os sistemas de informação organizados para o Brasil inteiro, tanto os sistemas que computam as vacinas de campanha quanto aqueles que computam vacinas de rotina”, explica.

Hoje, é possível emitir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 por meio do ConecteSUS em tempo real porque os registros são enviados diretamente para a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Já o lançamento das chamadas vacinas de rotina é enviado a outro sistema antes de chegar à RNDS.

“A partir do momento em que o dado da [vacina de] rotina ir direto para a RNDS, com regras de negócio organizadas, o ConecteSUS vai conseguir extrair essa informação”, afirma. “A carteira vacinal digital é uma realidade para a Covid e logo será para [as vacinas de] rotina, via ConecteSUS.”

Entre as prioridades do departamento, Eder destaca também a regularização dos estoques de vacina. “A gente tem situações extremas relacionadas ao estoque que, enfim, sobram algumas vacinas, faltam outras vacinas e é um planejamento que a gente herdou e temos que lidar com isso. Então nós tivemos que equilibrar essas coisas para poder desenvolver ações de vacinação”, pontua.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame de baliza não é mais obrigatório para tirar a CNH

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou neste domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames…

9 horas ago

Corinthians desbanca favorito Flamengo, conquista a Supercopa Rei e empilha mais uma taça

O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e ganhou o título da Supercopa Rei. Neste domingo, 1, o Timão venceu…

10 horas ago

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

11 horas ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

3 dias ago

This website uses cookies.