Carteira de Trabalho Digital
Os trabalhadores agora podem utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar as vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A nova funcionalidade substitui o extinto aplicativo Sine Fácil e busca centralizar os serviços do Ministério do Trabalho e Emprego em uma única plataforma.
De acordo com o Ministério, a mudança visa agilizar a comunicação entre empregadores e empregados, permitindo que os trabalhadores sejam notificados automaticamente sempre que surgirem ofertas de emprego na região onde residem.
Para acessar o serviço, é necessário atualizar as informações pessoais e objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos com os sistemas Android e iOS. Os dados podem ser informados no ícone “maleta” ou na aba “emprego”. Após a atualização, o trabalhador pode consultar vagas na opção “vagas de emprego”, verificar oportunidades alinhadas ao seu perfil e acompanhar as etapas em “processos seletivos”.
Desde seu lançamento, a Carteira de Trabalho Digital já foi baixada por 81 milhões de trabalhadores, com mais de 724 milhões de acessos registrados em 2024, consolidando-se como o serviço mais usado do governo federal. O aplicativo também exige uma conta no Portal Gov.br para acesso.
Além da intermediação de vagas, o aplicativo oferece outros serviços, como:
Alternativamente, o portal Emprega Brasil também pode ser utilizado para acessar essas funcionalidades, mediante login no Portal Gov.br.
O pastor Silas Malafaia usou as redes sociais, na noite da última sexta-feira (5), para condenar…
A nova pesquisa Datafolha mostra estabilidade na avaliação do governo Lula (PT) em relação a…
A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…
A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…
Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…
This website uses cookies.