Os trabalhadores agora podem utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar as vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A nova funcionalidade substitui o extinto aplicativo Sine Fácil e busca centralizar os serviços do Ministério do Trabalho e Emprego em uma única plataforma.
De acordo com o Ministério, a mudança visa agilizar a comunicação entre empregadores e empregados, permitindo que os trabalhadores sejam notificados automaticamente sempre que surgirem ofertas de emprego na região onde residem.
Para acessar o serviço, é necessário atualizar as informações pessoais e objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos com os sistemas Android e iOS. Os dados podem ser informados no ícone “maleta” ou na aba “emprego”. Após a atualização, o trabalhador pode consultar vagas na opção “vagas de emprego”, verificar oportunidades alinhadas ao seu perfil e acompanhar as etapas em “processos seletivos”.
Desde seu lançamento, a Carteira de Trabalho Digital já foi baixada por 81 milhões de trabalhadores, com mais de 724 milhões de acessos registrados em 2024, consolidando-se como o serviço mais usado do governo federal. O aplicativo também exige uma conta no Portal Gov.br para acesso.
Além da intermediação de vagas, o aplicativo oferece outros serviços, como:
- Histórico de contratos de trabalho (vigentes e anteriores);
- Solicitação de seguro-desemprego e abono salarial;
- Extratos do FGTS e do Caged;
- Notificações de qualificação profissional;
- Canal para denúncias trabalhistas;
- Benefício emergencial e outros serviços relacionados ao emprego e à previdência.
Alternativamente, o portal Emprega Brasil também pode ser utilizado para acessar essas funcionalidades, mediante login no Portal Gov.br.