Brasil

Cantor Leonardo entra na ‘lista suja’ do trabalho escravo após fiscalização

O nome do cantor Leonardo foi incluído, nesta segunda-feira (7), na “lista suja” do trabalho escravo divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho. Atualizado semestralmente pela pasta, o documento torna públicos os dados de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravidão. De acordo com o órgão, 176 pessoas foram adicionadas à lista, que totaliza hoje 727 nomes.

A responsabilização de Leonardo — nome artístico para Emival Eterno da Costa — acontece após uma fiscalização realizada por técnicos do MTE, em novembro de 2023, na Fazenda Talismã, em Jussara (GO), interior de Goiás. Na propriedade avaliada em R$ 60 milhões, mantida e gerida pelo artista, seis pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encontradas em “condições degradantes”, em situação que configura, de acordo com o ministério, a “escravidão contemporânea”.

Relatório mostra que funcionários de fazenda pernoitavam sobre camas improvisadas com tábuas e galões de agrotóxicos

O relatório mostra que os seis funcionários pernoitavam numa casa abandonada, sem água potável e sem banheiro. As camas eram improvisadas com tábuas de madeira e galões de agrotóxicos. O arquivo do MTE também expõe que o lugar estava tomado por insetos e morcegos, além de exalar um “odor forte e fétido”.

O GLOBO entrou em contato com a assessoria de imprensa de Leonardo, que esclarece que o caso aconteceu numa área arrendada de sua propriedade, e que a responsabilização do fato foi direcionada, à época, aos arrendatários. “Essas terras estavam arrendadas para um produtor de soja. Tudo foi julgado. Leonardo, inclusive, pagou uma multa”, contou, ao GLOBO, um dos representantes do artista, esclarecendo que os trabalhadores foram indenizados.

Entre as atividades econômicas com maior número de inclusões na “lista suja” do trabalho escravo estão a produção de carvão vegetal (22 empregadores), a criação de bovinos (17), a extração de minerais (14) e o cultivo de café e a construção civil, com 11 empregadores cada. As informações foram detalhadas pelo próprio MTE.

Redação PortalPE10

Postagens recentes

Grave Acidente:Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos no Interior de Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…

12 horas ago

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

14 horas ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

18 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

1 dia ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

1 dia ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

1 dia ago

This website uses cookies.