Pernambuco

Cantor evangélico é condenado a 15 anos de prisão por estupro de criança em Tamandaré,PE

O cantor evangélico Luiz da Paciência de Araújo foi condenado no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por estuprar de forma reiterada uma criança há mais de 20 anos em Tamandaré, no Litoral Sul do Estado. A pena é de 15 anos de prisão em regime inicial fechado.

Segundo denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Luiz teria praticado atos libidinosos, entre 1992 e 2001, contra seis vítimas menores de 14 anos, entre elas familiares próximos. “Os atos descritos incluem toques íntimos, masturbação forçada, esfrega do pênis nos corpos das vítimas e ameaças”, diz a sentença, assinada na quinta-feira (3).

Na decisão, o juiz Tácito Costa Coaracy Filho, da Vara Única da Comarca de Tamandaré, do TJPE, informa que a denúncia foi recebida em 6 de setembro de 2022 apenas em relação aos crimes praticados contra uma das vítimas, “tendo sido rejeitada em relação às demais cinco vítimas por reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva”.

Para sustentar ainda haver um caso em que caberia punição, o juiz argumenta que a prescrição começa a correr, nos crimes contra a dignidade sexual de menores, da data em que a vítima completar 18 anos, segundo o Código Penal.

“No caso em exame, considerando que a vítima nasceu em 1993 (conforme se depreende de seu depoimento ao afirmar ter 31 anos em 2024), completou 18 anos em 2011. A denúncia foi oferecida em 2021 e recebida em 2022, portanto, dentro do prazo prescricional de 20 anos previsto no art. 109, I, do CP para crimes com pena máxima superior a 12 anos”.

Abuso

A mulher informou que os abusos ocorreram quando ela tinha entre 10 e 13 anos, na residência de Luiz. “A vítima descreveu o modus operandi constante: o acusado chegava, sentava ao seu lado, começava a passar a mão em sua perna e posteriormente tocava suas partes íntimas, especificamente a região vaginal”.

Ela contou que frequentava a casa do acusado, após o horário escolar para assistir à televisão, pois não tinha um aparelho na própria residência.

Segundo o juiz, ela “descreveu com precisão as circunstâncias pessoais do acusado: era casado, tinha filhos, trabalhava na prefeitura como funcionário público, era pessoa respeitada na comunidade e ativa na igreja evangélica, chegando a gravar CDs como cantor”.

Em interrogatório, o réu declarou “que é tudo mentira” e atribuiu a acusação a sua sobrinha, que teria intenção de prejudicá-lo. A defesa solicitou a absolvição dele, sustentando inocência e fragilidade das provas.

Apesar de cinco casos constarem como prescritos, o juiz os levou em consideração ao redigir a sentença.

“O depoimento da vítima não está isolado nos autos. Embora as acusações referentes às demais vítimas tenham sido atingidas pela prescrição, seus relatos na fase policial corroboram o modus operandi descrito por [vítima], demonstrando um padrão de comportamento do acusado consistente com o perfil de abusador sexual de crianças”, escreve. Luiz vai responder em liberdade.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

13 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

13 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

21 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

21 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.