Brasil

Canetas emagrecedoras estão mudando padrão de consumo nos supermercados, diz presidente do Assaí

O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, afirmou que os medicamentos à base de GLP-1, conhecidos como “canetinhas emagrecedoras” já começam a provocar mudanças no padrão de consumo observado nas lojas da rede, com queda na compra de álcool e avanço gradual da demanda por proteínas. Segundo ele, o efeito ainda varia por classe social, mas já permite mapear tendências estruturais no comportamento do consumidor brasileiro.As informações são do jornal Estadão.

Segundo o executivo, à medida que os consumidores em tratamento buscam preservar ou ganhar massa muscular, cresce a procura por alimentos proteicos, movimento que tende a se intensificar com a chegada de uma nova geração de medicamentos prevista para este ano, que deve reduzir a perda de massa magra associada ao emagrecimento.

Belmiro avaliou ainda que o Brasil pode sentir esse impacto antes de outros mercados, por características como a elevada penetração de academias e a maior preocupação cultural com saúde e corpo.

“O País tem o maior número de academias per capita do mundo”, afirmou.

O presidente do Assaí, Belmiro Gomes Foto: Werther Santana/Estadão

Na visão dele, a mudança no mix de consumo pode, ao longo do tempo, alcançar a agroindústria e as commodities, com ajuste de demanda entre cadeias ligadas a álcool, carboidratos e proteínas.

Isabela Wanderley, ex-CEO da farmacêutica Novo Nordisk no Brasil, afirmou que o avanço dos tratamentos para obesidade tende a reduzir custos do sistema de saúde e alterar estruturalmente o padrão de consumo da população.

Segundo ela, cerca de 30% dos brasileiros já são obesos e até 50% estão em sobrepeso, o que pressiona gastos públicos e privados com doenças crônicas associadas. A Novo Nordisk é famosa pelo Ozempic e Wegovy, produzindo cerca de 50% da insulina mundial.

Wanderley também afirmou que uma perda de aproximadamente 10% do peso corporal pode elevar a expectativa de vida em até dez anos e reduzir em cerca de 65% as internações hospitalares, efeito considerado relevante para países com sistema de saúde universal e orçamento restrito, como o Brasil.

“Os novos medicamentos mudam o comportamento alimentar ao ampliar a saciedade e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, levando o consumidor a ingerir menores volumes e buscar produtos de maior qualidade nutricional.” Com isso, ela diz acreditar que esse movimento abre espaço para uma reorganização da indústria e do varejo de alimentos, com maior oferta de porções menores, foco em proteína e produtos alinhados à saúde, sem perda de apelo sensorial.

Assaí abre 140 vagas de emprego em Pernambuco

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Lula passa por exames pré-operatórios para cirurgia de catarata que acontece nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por uma cirurgia de catarata no olho…

9 horas ago

Petrobras anuncia concurso com mais de mil vagas e salário de R$ 12 mil

A Petrobras confirmou a realização de um novo concurso público, com mais de mil vagas previstas e salários que podem chegar…

9 horas ago

Sinpol-PE pede a exoneração do secretário Alessandro Carvalho, da Defesa Social

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) e a Associação dos Delegados de Polícia…

10 horas ago

Confira os valores de contribuição, prazos para quitar dívidas e obrigações do MEI em 2026

Com o reajuste do salário mínimo, o valor da contribuição previdenciária que os Microempreendedores Individuais…

21 horas ago

Diálogo interceptado pela PF mostra que propina da Saúde a prefeitos era entregue em caixas de isopor

O suposto esquema de desvios de verbas da Saúde que se teria instalado em cinco…

22 horas ago

Mariana Goldfarb publica foto nua em cachoeira e ganha elogios

A modelo e influenciadora Mariana Goldfarb chamou atenção nas redes sociais na noite desta segunda-feira (26) ao…

22 horas ago

This website uses cookies.