Política

Candidato de centro-esquerda vence eleições e retorna ao poder no Uruguai

O candidato de esquerda, Yamandú Orsi, da Frente Ampla, derrotou o candidato governista, Álvaro Delgado, no segundo turno realizado neste domingo (24), e foi eleito presidente do Uruguai, marcando a volta do grupo esquerdista ao poder após cinco anos. Com a divulgação dos primeiros números oficiais, o atual presidente, Luis Lacalle Pou, reconheceu a derrota do seu candidato e já convidou Orsi para iniciar a transição.

De acordo com as projeções de boca de urna, Orsi venceu o candidato da coalizão de centro-direita com uma diferença que varia de menos de um a três por cento. O resultado oficial ainda não foi divulgado pelo órgão eleitoral. Os números projetados indicam que Orsi teve 49% dos votos e Delgado 46,6%.

Candidato de centro-esquerda garantiu a maioria dos votos na noite de domingo (24)

O presidente Lacalle Pou, que não pôde disputar a eleição porque as leis do país não permitem reeleição, afirmou ainda que parabenizou o vencedor.

“Liguei para Yamandú Orsi para parabenizá-lo como presidente eleito de nosso país e para me colocar sob seu comando e iniciar a transição assim que ele entender que é pertinente”, disse ele em uma postagem na rede social X, antigo Twitter.

O órgão eleitoral do Uruguai divulgou que durante o período de votação, de 8h às 19h30, cerca de 89% dos eleitores compareceram às urnas.

Yamandu Orsi

Yamandu Orsi tem 57 anos, é professor de história e tomará posse em 1º de março de 2025 para um mandato de 5 anos, até 2030, à frente de um país considerado economicamente estável e com umdas democracias mais sólidas da América do Sul.

Segundo analistas, seus principais desafios serão o aumento do custo de vida, a segurança pública e a situação econômica.

Lula parabeniza o novo presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silv (PT) parabenizou Orsi pela vitória.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, disse.

E emendou:

“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, completou.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

10 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

18 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

19 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

19 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

19 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

19 horas ago

This website uses cookies.