Esportes

Campeão em 1987, Sport entra no “Clube das 13” maiores torcidas do Brasil

Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra Leão à frente de quatro integrantes do finado Módulo Verde

Em | Da Redação

Atualizado em

Campeão em 1987, Sport entra no “Clube das 13” maiores torcidas do Brasil
Torcida do Sport na Ilha do Retiro Divulgação/Sport

 

Um marco na história do futebol brasileiro foi a criação do chamado Clube dos 13, que tinha como lema “União dos Grandes Clubes Brasileiros”. Isso aconteceu em 1987 e teve como produto mais marcante a Copa União, que substituiu o Campeonato Brasileiro naquela temporada.

“O Maior Raio-X do Torcedor”, a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que apenas uma mudança significativa aconteceu depois de 35 anos, e o responsável por isso é justamente o Sport, que foi preterido da lista de 16 participantes da divisão principal da competição, mas que agora em 2023 aparece no Top 10 de maiores torcidas do País.

O Leão foi o campeão brasileiro de 1987 após uma longa batalha, até no Superior Tribunal Federal (STF), com o Flamengo, que venceu o Módulo Verde, tendo o Internacional como vice — os dois clubes se recusaram a disputar o quadrangular decisivo, previsto no regulamento, que contaria ainda com o Guarani.

O Sport ficou de fora do módulo principal da Copa União porque o Santa Cruz tinha a maior torcida pernambucana na época.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads