Brasil

Câmara aprova pagamento de piso salarial dos professores para contratos temporários

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante o piso salarial de profissionais do magistério público da educação básica aos professores contratados por tempo determinado. A proposta será enviada ao Senado.

De autoria do deputado Rafael Brito (MDB-AL), o Projeto de Lei 672/25 foi aprovado nesta terça-feira (14) na forma do substitutivo da deputada Carol Dartora (PT-PR), relatora de Plenário.

Com a redação proposta, o piso será aplicável aos profissionais do magistério público da educação básica contratados por tempo determinado e com a formação mínima determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Segundo a lei modificada, que garante o piso, ele vale inclusive para os que exerçam atividades de suporte pedagógico à docência, como direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais.

Carol Dartora afirma que a maioria dos estados já paga o piso a professores temporários, usando o Fundeb como principal fonte de custeio dessa despesa. “O projeto não implica em criação de nova despesa ou transferência indevida de encargos aos entes federativos”, declarou.

Tema na Justiça
O Supremo Tribunal Federal (STF) também analisa a aplicabilidade do piso salarial para profissionais do magistério temporários por meio do julgamento de um recurso extraordinário do governo de Pernambuco contra decisão do Tribunal de Justiça daquele estado que concedia a uma professora o direito a receber o piso.

O recurso será julgado com repercussão geral, ou seja, por haver grande número de processos da mesma natureza, a decisão será aplicada a todos os casos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Banco Master: Vorcaro entra em contradição com o ex-presidente do BRB em acareação realizada na PF

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, apresentaram versões…

15 minutos ago

Pernambuco encerra 2025 com geração de 72 mil empregos formais

Pernambuco gerou 72.565 empregos formais de janeiro a dezembro de 2025. O número foi resultado…

20 minutos ago

Banco Master: Vorcaro pagou quase R$ 70 milhões por projeto eólico de Fabio Faria, ex-ministro do governo Bolsonaro

Alvo das investigações do caso Master, sob suspeitas de ter projeto eólico financiado por uma…

24 minutos ago

WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, confirmou que o aplicativo terá uma versão paga e adiantou quais…

35 minutos ago

Horóscopo do dia: veja as previsões para seu signo hoje (sexta-feira, 30/01)

Sexta-feira, 30 de janeiro, mantém a dinâmica astrológica de grande contraste e sensibilidade do dia anterior,…

47 minutos ago

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas, e prêmio vai a R$ 115 milhões

O sorteio do concurso 2.966 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (29), em São Paulo.…

49 minutos ago

This website uses cookies.