Brasil

FGTS extraordinário 2022: saiba quem recebe na última data da tabela do saque FGTS

Em | Da Redação

Atualizado em

FGTS extraordinário 2022: saiba quem recebe na última data da tabela do saque FGTS
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Foto: Reprodução/Agência Brasil

calendário do FGTS extraordinário 2022 chega ao fim nesta semana. A liberação do saque do FGTS está sendo feita desde 20 de abril.

tabela do saque extraordinário do FGTS encerra na próxima quarta-feira, 15 de junho.

O cronograma do FGTS extraordinário segue o mês de nascimento do trabalhador. Portanto, já receberam todos aqueles que nasceram de janeiro a novembro.

Na quarta (15), poderão ter acesso ao FGTS extraordinário os trabalhadores que fazem aniversário em dezembro.

O saque extraordinário do FGTS tem valor máximo de até R$ 1 mil, a depender de quanto o trabalhador tem disponível em contas ativas e inativas do fundo.

Como funciona o saque extraordinário do FGTS?

Qualquer pessoa que trabalha ou já trabalhou com carteira assinada e tem saldo em contas ativas ou inativas no FGTS pode fazer o saque extraordinário.

Esse dinheiro do FGTS é uma contribuição mensal realizada pelos empregadores e já pertence ao trabalhador. No entanto, o governo permite o saque em momentos específicos.

Dessa forma, quem tem até R$ 1 mil disponível nas contas poderá sacar esse valor. Quem tiver menos, também poderá receber o dinheiro.

Apesar disto, aqueles que optaram pela modalidade saque-aniversário não podem fazer o saque extraordinário do FGTS.

O dinheiro do FGTS é creditado automaticamente pela Caixa em uma conta criada pelo banco no nome do trabalhador. Para sacá-lo, é preciso acessar o aplicativo Caixa Tem.

No Caixa Tem, é possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas.

O valor do saque extraordinário do FGTS pode ser transferido para outras contas da Caixa ou de outro banco. Também é possível fazer transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Quem está com dados incompletos não poderá ter a conta aberta automaticamente pela Caixa. Será preciso, então, solicitar a liberação do dinheiro ao banco, através do aplicativo do FGTS.

Para fazer esse processo, é necessário entrar no menu “saque extraordinário” do aplicativo do FGTS, confirmar ou complementar os dados cadastrais e clicar em “solicitar saque”. O trabalhador não precisa ir a uma agência.

No caso de os valores não serem movimentados até 15 de dezembro, os recursos serão devolvidos à conta do FGTS, sem prejuízo ao trabalhador.

As informações são do JC Online

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads