Categories: Noticias

Caixa suspende consignado do Auxílio Brasil por 24 horas

Após o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), recomendar a suspensão nesta segunda-feira, 24, do empréstimo consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal, o banco informou em nota que não há previsão de liberação de valores financeiros nas próximas 24 horas referentes às solicitações celebradas nesta segunda, “cumprindo automaticamente a prudência recomendada”. O banco disse ainda que o envio da documentação solicitada pelo TCU “será plenamente atendido no prazo estabelecido” (24 horas).

“Ressalto a urgência dessa análise pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação apontam para elevadíssimo risco na demora (…), sem prejuízo de que a Caixa, por prudência, cesse imediatamente a liberação de novos valores a partir de empréstimos nessa modalidade como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na Representação”, havia afirmado o ministro no despacho.

Cedraz alertou para os riscos que a operação representa ao banco público, mas preferiu não dar a cautelar para suspender o empréstimo, mas alertou a Caixa de que, “por prudência”, seria melhor não liberar mais o crédito. O ministro e o TCU vêm sofrendo pressão política, desde a semana passada, para não travar o consignado antes das eleições do segundo turno. O consignado do Auxílio Brasil pela campanha do presidente Jair Bolsonaro como trunfo político para sua reeleição. Ele, porém, continua atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de votos.

A ação para suspender o crédito foi protocolada pelo procurador do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado. No processo, Furtado pediu a suspensão da concessão do crédito citando possível “desvio de finalidade” e uso “meramente eleitoral”. Para ele, pode haver prejuízo iminente para a Caixa, a lisura do processo eleitoral em curso e a moralidade pública.

O ministro deu 24 horas (e não mais cinco dias) para o banco estatal encaminhar pareceres, notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas que tratem sobre precificação, critérios de concessão, taxas de juros, rentabilidade e inadimplência esperada da nova linha de crédito.

A Caixa foi um dos 12 bancos credenciados pelo Ministério da Cidadania para operar a linha de crédito, e o único entre os cinco maiores do País. Como antecipou o Estadãograndes bancos resolveram ficar de fora da oferta do consignado. A modalidade é vista por analistas como eleitoreira e com grande potencial de ampliação do endividamento das famílias.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco1

Postagens recentes

Fake news sobre Pix chegou a 87% dos brasileiros, diz pesquisa Quaest

As fake news de que movimentações por Pix passariam a ser taxadas pela Receita Federal…

7 horas ago

Profissional do sexo é esquartejada por cliente após discutir por valor de programa; autor foi preso

Uma mulher de 44 anos, identificada como Rosane Vinck, foi morta e esquartejada no município de Medianeira,…

7 horas ago

Neymar diz que jogaria em 2002 no lugar de Rivaldo que rebate: “Certeza que não aconteceria”

Pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira, o ex-atacante Rivaldo respondeu a fala de Neymar…

7 horas ago

Cremepe investiga médicos que atenderam menina de 4 anos morta após ser internada na Unimed para tratar amidalite

O Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) está investigando a conduta dos médicos que…

13 horas ago

Pernambuco registra primeiros casos de metapneumovírus em 2025 em duas crianças

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (17), o registro dos primeiros…

14 horas ago

Record não renova contrato e Luiz Bacci deixa a emissora após quase 15 anos

Após quase 15 anos trabalhando na Record, o apresentador Luiz Bacci anunciou nesta sexta-feira (17)…

15 horas ago

This website uses cookies.