Brasil

CadÚnico que gerencia programas como Bolsa Família e BPC passa por modificação a partir de março; saiba o que muda

A partir de março, entra em vigor o novo Cadastro Único (CadÚnico), plataforma essencial para o acesso a programas sociais do governo federal. A reformulação tem como objetivo modernizar o sistema, garantindo mais segurança e eficiência no gerenciamento das informações de milhões de brasileiros.

Atualmente, a base de dados do CadÚnico gerencia cerca de 40 programas, sendo também utilizada por governos estaduais e municipais para diferentes políticas públicas.

O que muda com o novo CadÚnico?

A principal inovação no CadÚnico está na adoção de novas tecnologias para garantir a autenticidade dos dados, além de tornar o processo de cadastramento mais rápido e eficiente. A automatização do preenchimento de informações reduzirá falhas e agilizará o atendimento nas unidades do Sistema Único de Assistência Social, permitindo que processos antes demorados sejam concluídos em poucos dias.

Outra novidade relevante é a implementação de uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento. Esse sistema permitirá a identificação rápida de inconsistências e tentativas de fraude, assegurando que os recursos cheguem a quem realmente precisa.

Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, destacou que a mudança trará benefícios tanto para os cidadãos quanto para os profissionais que atuam na assistência social.

“O novo cadastro é uma grande entrega. Ele vai facilitar a vida de quem faz o cadastramento, mas principalmente a vida de quem vai se cadastrar, porque tornará o cadastramento e a atualização de dados sempre mais rápidos e mais ágeis”, afirma Bartholo.

Além disso, o governo anunciou a capacitação de profissionais da assistência social, especialmente aqueles que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Com treinamentos específicos, os trabalhadores poderão operar a nova plataforma com maior precisão e agilidade.

Como evitar problemas com a atualização do CadÚnico?

De acordo com matéria do E-Investidor, os cidadãos já cadastrados não precisam realizar nenhuma atualização imediata. O acesso aos benefícios será mantido normalmente, sem exigência de novas ações por parte dos beneficiários.

Embora os beneficiários não precisem tomar medidas imediatas, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados e verídicos. Como a integração do CadÚnico com outras bases de dados será intensificada, qualquer divergência pode levar à suspensão de benefícios até que as informações sejam regularizadas. Caso seja necessário atualizar algum dado, o procedimento deve ser realizado em uma unidade do CRAS ou pelo aplicativo oficial.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Concurso Educação: edital com 4 mil vagas para professor é divulgado; salários de até R$ 5,2 mil

O Governo do Piauí lançou o edital do concurso público para professores da rede estadual…

1 hora ago

Alepe aprova lei que proíbe cigarro eletrônico em bares,restaurantes e espaços fechados em Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei que equipara o cigarro…

2 horas ago

Pesquisa Real Time Big Data: Lula lidera cenários do 1º turno com 35%;Flávio tem 17%, Ratinho Jr. tem 12%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno…

4 horas ago

VIDEO: PM instalou GPS clandestino em carro da própria esposa antes de matar amante em motel, diz polícia

Um soldado da Polícia Militar chamado Welinton Miguel dos Santos, de 34 anos, instalou um…

6 horas ago

Pesquisa Quaest: Lula vence Flávio Bolsonaro por 46% a 36% em cenário de 2º turno para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto…

9 horas ago

Moro defende anistia e aprovação da PL da Dosimetria:Por que não reconhecer uma redução de pena para essas pessoas?”

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou nesta terça-feira (16), em entrevista ao SBT News,…

9 horas ago

This website uses cookies.