Brasil

Cachorro que mordeu e arrancou lábio de tutora é submetido à eutanásia

Um cachorro da raça chow-chow chamado Jacke, que atacou e feriu gravemente sua tutora em Ji-Paraná (RO), foi submetido à eutanásia — procedimento que provoca a morte do animal de forma controlada —, conforme informou a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.

O ataque aconteceu no dia 5 de abril. A tutora, Natani Santos, de 35 anos, teve parte do rosto arrancado e agora se prepara para uma cirurgia de reconstrução labial. Em entrevista, o esposo de Natani, Tiago, contou que decidiu levar o cão ao centro de bem-estar animal da cidade temendo pela segurança dos filhos do casal. No ato da entrega, ele assinou um termo autorizando a eutanásia, caso fosse considerada necessária.

“Levei o Jacke ao centro, e me pediram 10 dias para investigar se ele estava com raiva ou apresentava algum outro problema. Quando retornei para saber do estado dele, fui informado de que o cão estava há três dias sem se alimentar, não queria se levantar e havia tentado atacar algumas pessoas”, relatou.

De acordo com a Secretaria, o animal ficou em observação por cinco dias e demonstrava “agressividade extrema e dificuldade de manejo, representando risco iminente à equipe e a terceiros”. Apesar de exames terem descartado raiva e outras doenças, o cão acabou sendo sacrificado.

Em nota, o órgão afirmou que a eutanásia foi realizada para “preservar a integridade física dos servidores, da população e de outros animais, conforme previsto pelas normas éticas e em respeito à saúde pública”.

Após a repercussão do caso, a família relatou que tem sido alvo de mensagens ofensivas nas redes sociais. Tiago explicou que, embora Natani tenha concordado com a entrega do animal ao Centro de Zoonoses, ela não sabia que Jacke seria sacrificado. Natani chegou a acreditar que o cão havia sido adotado por outra pessoa.

“Ela está sendo massacrada nas redes. Recebe mensagens absurdas no privado. E, na verdade, ela é a principal vítima de tudo isso. Está com medo até de sair na rua”, contou o marido.

COMO FOI O ATAQUE

Natani, técnica de enfermagem, contou que adotou Jacke há cinco anos. Segundo ela, o cachorro rosnou momentos antes do ataque, mas a mordida foi rápida e inesperada.

“Ele rosnou, eu me afastei, e ele me mordeu. Depois se encolheu, como se soubesse que fez algo errado”, relembra. O ataque arrancou parte de seu lábio superior, e ela precisou de atendimento médico imediato.

Agora, Natani se prepara para uma cirurgia de reconstrução facial em Santa Catarina. O procedimento será feito por meio de um projeto idealizado pelo cirurgião bucomaxilofacial Raulino Brasil, que já atendeu mais de 30 pessoas desde 2021.

Para ela, a cirurgia representa um passo importante na superação não só das lesões físicas, mas também do trauma emocional causado pelo ocorrido. “Por ser da área da saúde, consigo lidar com a parte física. Mas a ausência do meu animal e a perda da estrutura psicológica para tê-lo ao meu lado mexeram muito comigo”, desabafa.

Apesar da dor, ela faz um apelo: “Não quero que se desfaçam de seus animais por causa do que aconteceu comigo. Apenas recomendo que busquem ajuda de um adestrador”, afirma.

Avaliação comportamental

Após o ataque, Natani passou a gravar vídeos nas redes sociais respondendo às dúvidas dos seguidores sobre sua convivência com Jacke. Alguns desses conteúdos foram analisados por veterinários e especialistas em comportamento animal, que tentam identificar possíveis falhas no manejo do cão.

Ela chegou a mencionar que o cachorro sentia tanto ciúmes dela que isso “dava medo”. Especialistas destacam que comportamentos possessivos e sinais de agressividade devem ser tratados com treinamento adequado, e que tais comportamentos não são exclusivos de nenhuma raça.

Jacke já havia demonstrado comportamentos preocupantes: ele mordiscou a testa do filho em uma ocasião e tentou morder uma das filhas. Por esse motivo, Natani evitava deixá-lo próximo das crianças que não moravam com ela.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

23 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

23 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.