Foto: Reprodução/Agência Brasil
A perda de um parente próximo pode gerar prejuízos financeiros significativos. Abaladas pelo luto, famílias brasileiras deixam de resgatar, em média, entre R$ 10 mil e R$ 50 mil em benefícios que a pessoa falecida tinha direito.
O levantamento foi divulgado pela Planeje Bem, primeira plataforma digital brasileira voltada para planejamento sucessório e apoio pós-perda.
Segundo Carolina Aparício, diretora executiva e fundadora da plataforma, o principal motivo desse prejuízo é o desconhecimento sobre direitos financeiros e sociais em nome do falecido, chamados de “ativos invisíveis”. O luto, a burocracia e a falta de orientação financeira fazem com que muitas famílias não resgatem esses valores.
“É comum imaginar que todos os bens e direitos passem obrigatoriamente pelo inventário, mas existem diversos ativos que podem ser resgatados de maneira simples, desde que se saiba onde e como procurar. Muitos desses valores são esquecidos porque não há orientação clara em um momento já delicado como o luto”, explica Carolina.
Com base em clientes atendidos pela plataforma, os ativos mais esquecidos pelas famílias, com o percentual de esquecimento, são:
Outros benefícios menos divulgados, sem percentual de esquecimento divulgado, incluem:
De acordo com a Planeje Bem, grande parte desses recursos de menor porte pode ser acessada diretamente, sem inventário, mas exige cumprimento de prazos legais e apresentação de documentação específica, ainda desconhecidos por muitas famílias.
A maior parte das solicitações e verificações pode ser feita online, mas é necessário agir rapidamente, pois os benefícios podem expirar.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.