Uma jovem brasileira sofreu uma paralisia corporal, ficando com o corpo completamente paralisado, após tomar uma sopa e contrair uma bactéria na cidade de Aspen, no Colorado, nos Estados Unidos, durante uma viagem de intercâmbio.
De acordo com o portal ‘VivaBem’, a estudante Cláudia de Albuquerque Celada, de 24 anos, viajou para os EUA em dezembro de 2023 e retornaria ao Brasil em abril deste ano. Residente de São Caetano do Sul (SP), Cláudia contou que sentiu tontura, cansaço e visão turva após comer a sopa nos EUA.
Logo, a estudante acionou outras brasileiras que lhe faziam companhia no local, mas seu quadro se agravou. Após duas semanas, Cláudia foi diagnosticada com botulismo, doença rara causada por uma bactéria. A irmã da jovem, Luísa Albuquerque, viajou de emergência para acompanhar a estudante no exterior.
“Sempre estive consciente, somente o corpo não respondia aos comandos. Não via a hora de aquilo passar. Acompanhava tudo o que se passava ao redor, mas não conseguia me comunicar”, disse.
Cláudia teve que ser entubada e os custos passaram do limite coberto pelo seguro de saúde. Por isso, a família da paciente resolveu fazer uma vaquinha para ajudar nos gastos médicos. Depois, a estudante foi transferida para o Brasil, dando entrada no Hospital São Luiz em 4 de maio.
“Rever meu pai, meu namorado, meu cachorro, amigos e familiares após seis meses… a expectativa era tão grande que parecia que já estava curada”, afirmou Cláudia.
Durante a recuperação, uma equipe multidisciplinar acompanhou a estudante na terapia intensiva. A primeira alta foi dada em 8 de julho e a definitiva aconteceu no dia 1º de agosto.