Brasil

Brasil deixa novamente o Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (28). O índice de subnutrição no país caiu para menos de 2,5% da população, limite considerado pela FAO [em inglês, Food and Agriculture Organization], agência da ONU para Alimentação e Agricultura, que caracteriza insegurança alimentar grave.

“Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. A meta era fazer isso até o fim de 2026”, lembrou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos. Não há soberania sem justiça alimentar. E não há justiça social sem democracia”, completou.

Os dados constam no Relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 – SOFI 2025 – lançado pela FAO durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4). O encontro ocorre até 29 de julho na capital da Etiópia.

Esta é a segunda vez que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retira o país desse cenário: a primeira foi em 2014, após 11 anos de políticas consistentes. No entanto, a partir de 2018, o desmonte de programas sociais fez o Brasil retroceder e retornar ao Mapa da Fome no triênio 2018/2019/2020.

A boa notícia foi anunciada durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia. O Brasil já havia deixado o Mapa da Fome em 2014, mas voltou em 2022 após piora nos indicadores entre 2018 e 2020. Agora, com dados de 2022 a 2024, o país reverte novamente esse quadro.

  • Relatório SOFI 2025 da FAO/ONU (julho de 2025)
    A FAO lançou o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025, durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba.
  • A média trienal dos dados de 2022, 2023 e 2024 colocou o Brasil abaixo do limite de 2,5% de pessoas em risco de subnutrição, critério definido pela FAO para excluir um país do Mapa da Fome Programa Mundial da Alimentação.
  • Segundo o governo federal, essa redução ocorreu em apenas dois anos, refletindo políticas públicas como o “Plano Brasil Sem Fome”.

Indicadores de subnutrição
Em 2022, cerca de 4,2% da população estava em condição de subnutrição. Esse percentual caiu para 2,8% em 2023, portanto abaixo do patamar de 2,5% usado como limite pelo Mapa da Fome. Estima-se que 14,7 milhões de pessoas deixaram de estar gravemente desnutridas entre 2022 e 2023.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

5 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

5 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

5 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

1 dia ago

Feminicídio: Enfermeira é morta a tiros; PM apontado como suspeito bate e destrói carro durante fuga

Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…

2 dias ago

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

2 dias ago

This website uses cookies.