Brasil

Brasil deixa novamente o Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (28). O índice de subnutrição no país caiu para menos de 2,5% da população, limite considerado pela FAO [em inglês, Food and Agriculture Organization], agência da ONU para Alimentação e Agricultura, que caracteriza insegurança alimentar grave.

“Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. A meta era fazer isso até o fim de 2026”, lembrou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos. Não há soberania sem justiça alimentar. E não há justiça social sem democracia”, completou.

Os dados constam no Relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 – SOFI 2025 – lançado pela FAO durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4). O encontro ocorre até 29 de julho na capital da Etiópia.

Esta é a segunda vez que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retira o país desse cenário: a primeira foi em 2014, após 11 anos de políticas consistentes. No entanto, a partir de 2018, o desmonte de programas sociais fez o Brasil retroceder e retornar ao Mapa da Fome no triênio 2018/2019/2020.

A boa notícia foi anunciada durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia. O Brasil já havia deixado o Mapa da Fome em 2014, mas voltou em 2022 após piora nos indicadores entre 2018 e 2020. Agora, com dados de 2022 a 2024, o país reverte novamente esse quadro.

  • Relatório SOFI 2025 da FAO/ONU (julho de 2025)
    A FAO lançou o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025, durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba.
  • A média trienal dos dados de 2022, 2023 e 2024 colocou o Brasil abaixo do limite de 2,5% de pessoas em risco de subnutrição, critério definido pela FAO para excluir um país do Mapa da Fome Programa Mundial da Alimentação.
  • Segundo o governo federal, essa redução ocorreu em apenas dois anos, refletindo políticas públicas como o “Plano Brasil Sem Fome”.

Indicadores de subnutrição
Em 2022, cerca de 4,2% da população estava em condição de subnutrição. Esse percentual caiu para 2,8% em 2023, portanto abaixo do patamar de 2,5% usado como limite pelo Mapa da Fome. Estima-se que 14,7 milhões de pessoas deixaram de estar gravemente desnutridas entre 2022 e 2023.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

15 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

20 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

20 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

20 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

21 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

21 horas ago

This website uses cookies.