Mundo

Botsuana ameaça enviar 20 mil elefantes para a Alemanha

BBC:

Você consegue imaginar 20 mil elefantes andando por um parque na Alemanha?

Pois bem, na terça-feira (2), o presidente de Botsuana ameaçou enviar esse número de animais para o país europeu devido a um debate sobre conservação ambiental.

A história começou no início deste ano, quando o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha sugeriu regulamentar a importação de troféus provenientes da caça de animais.

Isso fez com que o presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, reagisse e dissesse através dos meios de comunicação alemães que tal decisão apenas ajudaria a empobrecer o seu país.

Masisi explicou que devido aos esforços de conservação dos animais, o número de elefantes aumentou exponencialmente, por isso caçá-los ajuda a manter o equilíbrio ambiental. “Os alemães deveriam conviver com os animais da maneira que nos dizem para fazer. E não estou brincando”, explicou Masisi ao jornal alemão Bild.

Botsuana tem quase um terço da população mundial de elefantes —cerca de 130 mil—, muito mais do que o espaço disponível para eles. Segundo o presidente africano, manadas de elefantes causam danos a propriedades, comem colheitas de agricultores e atropelam moradores.

Nos últimos meses, Botsuana doou 8.000 elefantes a Angola e ofereceu outros cem a Moçambique, com a ideia de reduzir o número desses animais no seu país. “Gostaríamos de oferecer o mesmo presente à Alemanha. E não vou aceitar um não como resposta”, explicou Masisi.

Grupos de defesa dos direitos dos animais dizem que a caça de troféus —caçar um animal para tirar a cabeça ou a pele como troféu— é cruel e deveria ser proibida. A Alemanha é o país da União Europeia que mais importa troféus de caça, de acordo com um relatório de 2021 da sociedade de direitos humanos Humane Society International.

Botsuana proibiu a caça em 2014, mas levantou as restrições em 2019 sob pressão de várias populações locais. O país emitiu então uma série de limites anuais de caça, observando que constituía uma boa fonte de dinheiro para a economia local e que também desencorajava a caça de animais selvagens, que é proibida no país. Botsuana já considerou usar elefantes como ração para animais de estimação.

Uma porta-voz do Ministério do Ambiente em Berlim disse à agência de notícias AFP que Botsuana não levantou oficialmente quaisquer preocupações com a Alemanha sobre o assunto. “À luz da alarmante perda de biodiversidade, temos uma responsabilidade especial de fazer todo o possível para garantir que a importação de troféus de caça seja sustentável e legal”, disse.

O ministério, no entanto, continua em conversas com os países africanos afetados pelas regras de importação, incluindo a Botsuana, disse a porta-voz.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia pede prisão de médica e técnica por morte do garoto Benício de 6 anos

A Polícia Civil do Amazonas pediu à Justiça a prisão preventiva da médica Juliana Brasil…

2 horas ago

Concurso 2026: Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou…

2 horas ago

Alvo da PF em desvio de emendas ,Deputado tenta se livrar de celulares jogando pela janela durante operação

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, foi alvo da…

2 horas ago

Em votação disputada, Matheus Souto Maior é eleito presidente do Sport para o ano de 2026

Após votação realizada nesta segunda-feira (15), Matheus Souto Maior foi eleito presidente do Sport Club do Recife…

3 horas ago

PF nas ruas: Preso desembargador que relata processo envolvendo TH Joias

A PF deflagrou há pouco no Rio de Janeiro a Operação Unha e Carne 2,…

4 horas ago

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

18 horas ago

This website uses cookies.