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Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários; Saiba como funciona

BC espera que medida eleve identificação de contas usadas para fraudes

Em | Da Redação

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Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários; Saiba como funciona
C espera que medida eleve identificação de contas usadas para fraudes

 

As instituições financeiras passaram a disponibilizar a partir desta quarta-feira (1º), no ambiente PIX de seus aplicativos, uma funcionalidade (botão) para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana.
De acordo com o Banco Central (BC), a nova ferramenta permitirá contestar fraudes, golpes ou cobranças indevidas de forma rápida e acessível, sem precisar ligar para o banco e esperar ser atendido. “O principal objetivo do autoatendimento é garantir agilidade na contestação”, explicou.
 
“Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude. O autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”, acrescentou a autoridade monetária.
 

Segundo o Banco Central, o mecanismo vai funcionar da seguinte forma:

 
  • O cliente reporta que há uma transação suspeita (como golpes, coerção ou acesso fraudulento, por exemplo);
  • O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas;
  • O saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora;
  • As instituições financeiras analisam o caso posteriormente.

Para utilizar o MED Autoatendimento em casos de fraude ou golpe, a ABBC informou que os correntistas devem seguir estes passos:

  • abra o aplicativo do seu banco e procure por “contestar PIX” ou “solicitar devolução (MED)”.
  • siga as instruções, anexe evidências como prints, comprovantes e mensagens relacionadas, e acompanhe a contestação pelo app.
  • O banco confirma a solicitação e encaminha o pedido de devolução para a instituição recebedora.
  • Ao confirmar a veracidade da contestação, essa instituição fará o bloqueio parcial ou total do saldo, e os valores serão devolvidos em até 11 dias.
  • Mecanismo especial de devolução do PIX — Foto: Reprodução de redes sociais

 

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