Política

“Bolsonaro quer anistia pois ele sabe que fez todas as bobagens que está sendo acusado”,diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste sábado (29), durante sua agenda na Ásia, o pedido de anistia relacionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em conversa com a imprensa, Lula criticou a postura de Bolsonaro e seus advogados. “É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia não digam para ele que primeiro eles vão absolver o cidadão. Mas eles já estão tratando como se ele fosse culpado”, disse. O presidente também afirmou que Bolsonaro não busca se defender porque “no subconsciente dele, ele sabe que fez todas as bobagens que está sendo acusado”.

VEJA TAMBÉM : Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Apesar das declarações, Lula minimizou a relevância do tema e negou que tenha discutido o assunto com o presidente da Câmara, Hugo Motta, ou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que o acompanham na viagem. “Você acha que eu iria convidar o presidente da Câmara e o presidente do Senado para discutir, a 11 mil metros de altura, problemas que eu posso discutir em terra?”, indagou. Ele acrescentou que a anistia não é uma prioridade.

Lula destacou que a principal pauta da viagem foi reforçar as relações comerciais com o Vietnã, durante o Seminário Empresarial Brasil-Vietnã. Enquanto isso, no Brasil, Bolsonaro e sete aliados tornaram-se réus, acusados de tentar um golpe de Estado em 2022. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) indica que existem indícios de crimes na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas não configura uma condenação.

Na denúncia, a PGR aponta que o grupo liderava um “núcleo crucial” de uma organização criminosa voltada a destruir a democracia. Bolsonaro, que tem defendido publicamente um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, alega que as acusações são infundadas. Contudo, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, afirmou que a pauta não tem avançado no Legislativo, indicando falta de apoio para o projeto.

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante entrevista à Folha em sua sala na sede do PL em Brasília – Pedro Ladeira/Folhapress

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Caixa libera novo lote do saque-aniversário do FGTS; veja quem recebe

Trabalhadores que fazem aniversário em abril e optaram pelo saque-aniversário já podem resgatar parte de…

4 horas ago

Ganhador da Mega da Virada de bolão não resgata prêmio e perde R$ 1,4 milhão

Um ganhador da Mega da Virada 2024 não resgatou o prêmio e perdeu 1.418.495,90. O…

4 horas ago

Bolsonaro venceria Lula se eleição ocorresse hoje,diz pesquisa Atlas

Se os mesmos candidatos da eleição de 2022 se repetissem em um novo pleito, o…

7 horas ago

Ministério dos Transportes anuncia licitação de obras da Transnordestina em Pernambuco

O presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, encheu de expectativas empresários, políticos e pesquisadores da…

7 horas ago

Remédios estão mais caros a partir desta terça-feira (1º) nas farmácias do Brasil

Os brasileiros já vão encontrar os medicamentos mais caros nas prateleiras das farmácias e drogarias espalhadas pelo…

7 horas ago

Pagamento do PIS/Pasep 2025 de até R$ 2.640: veja data de pagamento para os nascidos em março e abril

Os pagamentos do PIS/Pasep em 2025 começaram em fevereiro e serão realizados pela Caixa Econômica Federal até o mês…

11 horas ago