Brasil

Bolsonaro Preso: o que pensa o STF sobre decretar a prisão do ex-presidente

Em | Da Redação

Atualizado em

Bolsonaro Preso: o que pensa o STF sobre decretar a prisão do ex-presidente

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia que hoje seria um “erro” determinar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo. De acordo com a publicação, magistrados ouvidos pela coluna não creem que o ministro Alexandre de Moraes, responsável pela investigação que apura a relação do ex-presidente com os atos terroristas de 8 de janeiro, ordene a prisão de Bolsonaro no momento atual.

Ainda de acordo com a colunista, a leitura da maioria dos integrantes da corte é que ter o ex-presidente atrás das grades atualmente poderia tumultuar ainda mais o cenário nacional, seja em âmbito social ou político. Além disso, apontam que Bolsonaro precisa ter “todas as garantias do processo legal observadas”, ou seja, responder ao processo e ter o direito de se defender.

A publicação detalha também que a avaliação de três ministros feita à coluna é que Bolsonaro só deve ser alvo de uma ordem de prisão após uma condenação pela Justiça. Esse cenário, porém, pode mudar se o ex-presidente atuar diretamente para inflar novos atos golpistas contra a democracia brasileira.

Atualmente, a punição que deve ser aplicada a Bolsonaro com mais celeridade é a de sua inelegibilidade. Essa é a avaliação tanto entre membros do Judiciário como entre aliados do ex-presidente, segundo a coluna.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads