Brasil

Bolsonaro pode ter que devolver quantia exorbitante gasta em motociatas

(Foto: Divulgação)

Uma notícia-crime foi apresentada pela deputada eleita Erika Hilton (Psol-SP) ao Ministério Público Federal (MPF) contra Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar pede para que o ex-presidente devolva aos cofres públicos R$ 182,9 mil, quantia gasta nas motociatas presidenciais. As informações são do Metrópoles.

A parlamentar recém-eleita, que tomará posse no próximo dia 1º de fevereiro defende que os valores sejam atualizados pela inflação do período, “objetivando-se, desta forma, a reparação dos danos causados ao erário”. Além disso, ela ainda defende que Bolsonaro seja investigado por improbidade administrativa e responsabilizado criminalmente pela prática de peculato e de emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

De acordo com a denúncia, existem documentos, notas fiscais e gastos obtidos graças ao trabalho da Fiquem Sabendo – organização especializada em acesso à informação pública – e por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A notícia-crime diz que “a situação leva a robustos indícios de utilização indevida, por parte de Jair Bolsonaro, de recursos públicos para sua promoção pessoal e a completa ausência de qualquer justificativa de interesse público na utilização do Cartão Corporativo para financiamento dessas atividades”.

Segundo o Metrópoles, a Fiquem Sabendo escaneou milhares de notas fiscais dos gastos, depositadas em um prédio do governo federal em Brasília, e publicou, a partir da última segunda-feira (23), o conteúdo para consulta.

Consta nas notas fiscais que, durante as motociatas, eram comprados milhares de lanches em supermercados locais, o que indica que os participantes ganhavam ao menos essa recompensa para desfilar ao lado do então presidente. Nas viagens pelo país, eram comuns os gastos dos cartões de Bolsonaro com dezenas ou centenas de refeições.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

6 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

7 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

11 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

12 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

12 horas ago

This website uses cookies.