Investigações da Polícia Federal apontaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro planejou, atuou e teve domínio do plano para golpe de Estado em 2022, em que perdeu a corrida presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.
“Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, JAIR MESSIAS BOLSONARO, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”, disse à Polícia Federal no documento.
Em novembro, Bolsonaro foi indiciado por tentativa de golpe de Estado pela PF. O ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030 por ataques ao sistema eleitoral.
As conclusões sobre a participação de Bolsonaro na trama golpista estão no relatório final da investigação da PF. As informações foram entregues na quinta-feira (21) pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes tornou públicos os textos do inquérito. O relatório segue para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além do ex-presidente, mais de 30 pessoas estão envolvidas nos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
As penas juntas somam de 12 a 28 anos de prisão considerando os agravantes.
Um técnico de enfermagem foi preso após ser acusado de roubar uma corrente de ouro…
O Programa Farmácia Popular do Brasil, cujo objetivo é complementar a oferta de medicamentos por…
Uma modelo, identificada como Jacqueline Moreira, foi presa durante uma operação da Polícia Civil que…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que…
O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…
Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…
This website uses cookies.