O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responsabilizou o atual mandatário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelos números de desemprego registrados em dezembro de 2022, quando ainda estava no poder. Em palestra realizada nesta sexta-feira no evento Power of the People (Poder para o Povo, em português), organizado pelo grupo de extrema-direita Turning Point USA na cidade de Miami, Bolsonaro mencionou dados oficiais de 2022 e atribuiu culpa a Lula.
Após sua fala inicial, Bolsonaro respondeu perguntas da plateia. Uma delas dizia respeito ao novo governo e ao presidente Lula, e o “perigo que ele representa para a economia”, pois esse tema seria importante para os americanos que acompanhavam o evento.
— Eu vou dar apenas um dado, um número, porque os números são incontestáveis. Vínhamos criando ao longo de 2022 uma média pouco acima dos 200 mil novos empregos por mês. Em dezembro agora, praticamente com o governo outro assumindo, perdemos 430 mil empregos. Geralmente essas pessoas são as mais pobres. Gostaria que fosse diferente, mas entendo que em janeiro teremos uma grande perda no número de empregos, e isso é muito para nós, no Brasil — respondeu.
Com informações O GLOBO