Política

Bolsonaro apresenta extratos bancários ao STF;dados constam vendas de automóvel e jet-ski

Depois do pedido feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para a quebra do sigilo bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), no âmbito da investigação sobre o alegado esquema de presentes entregues por delegações estrangeiras destinados à União, a equipe de defesa de Bolsonaro submeteu os extratos financeiros relativos aos anos em que ele exerceu a presidência. No entanto, os advogados requereram que os dados fossem tratados com caráter sigiloso.

Os advogados do ex-presidente também declararam que ele entregou a documentação de maneira “espontânea”, com o propósito de evitar a necessidade de “movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão “. Essas informações foram divulgadas no blog da Julia Duailibi, hospedado no site do G1. A equipe jurídica também requisitou que os registros sejam mantidos em caráter confidencial. Entre os detalhes presentes nos extratos estão transações de venda de um veículo, jet-ski e reembolsos de despesas médicas.

Bolsonaro e seu então ajudante de ordens Mauro Cid em 2019 — Foto: Adriano Machado/Reuters

“Em que pese a ausência de qualquer intimação que permitisse a confirmação de tal determinação, o peticionário comparece de forma espontânea aos presentes autos, para apresentar seus extratos bancários, do período em que atuou como presidente da República, afastando a necessidade de se movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão”, afirma a petição assinada pela defesa do ex-presidente, composta pelos advogados Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser.

E segue: “Considerando o teor dos documentos ora apresentados, requer a decretação do sigilo da presente petição e seus anexos. Não obstante, informa que está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos acerca de sua movimentação bancária”.

O requerimento também enfatiza que Bolsonaro ascendeu à mais alta posição no governo brasileiro e foi eleito por voto popular nas eleições de 2018. Além disso, destaca que ele permaneceu “fiel aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, pilares constitucionais que pavimentam a administração pública”.

Na quinta-feira (24/8), a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, noticiou que os advogados iriam solicitar a devolução das joias entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Em 17 de agosto, Moraes ordenou a quebra dos sigilos financeiro e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A investigação diz respeito ao recebimento de joias da Arábia Saudita que estavam destinadas a ser incorporadas ao patrimônio da União.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Beneficiários não precisam fazer prova de vida para garantir pagamentos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender benefícios pagos a aposentados e pensionistas que não fizerem a…

1 hora ago

Mulher morre após namorado perder controle de quadriciclo e cair em ribanceira na Mata Sul

Uma mulher morreu após sofrer um acidente com um quadriciclo no município de Rio Formoso, na…

1 hora ago

Dono de bet e esposa: saiba quem são os mortos em queda de helicóptero

O helicóptero que caiu na noite de quinta-feira (16) em uma área de mata fechada em…

5 horas ago

Helicóptero com 4 pessoas cai na Grande SP. Piloto e criança sobrevivem

Um helicóptero caiu na caiu na noite de quinta-feira (16), no Morro do Tico-Tico, nas…

9 horas ago

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira(17)

Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo…

9 horas ago

Deputados bolsonaristas pedem a Donald Trump suspensão do visto americano de Alexandre de Moraes

Deputados da base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irão pedir ao presidente eleito…

9 horas ago

This website uses cookies.