Dias após a invasão e depredação dos prédios do três Poderes, em Brasília, bolsonaristas voltaram a convocar novos atos golpistas em todas as capitais do país. Um dos banners compartilhados nas redes sociais diz que as manifestações serão “pela retomada do poder” e indica os pontos de partida dos atos.
Em Brasília, por exemplo, o local marcado é a Esplanada dos Ministérios, que voltou a ser aberta na terça-feira (10/1). Em São Paulo (SP), a reunião está programada para ocorrer na Avenida Paulista e no Rio de Janeiro (RJ), na Praia de Copacabana. Todas as manifestações estão marcadas para começar às 18h.
Outro banner diz: “O povo brasileiro de bem e que produz não reconhece mais a legitimidade do Estado brasileiro, destituindo dessa forma os três Poderes […]. O Poderes atuais não mais nos governam, não mais nos representam e não mais servem. Portanto, o povo brasileiro, amparado pela soberania que lhe confere a Constituição Federal, diante do eminente risco de invasão estrangeira do território nacional, sob autorização e conveniência dos poderes em exercício, convoca legalmente suas Forças Armadas para fazerem valer desse direito […], com uso necessário de força armada se necessário for […].”
Como mostramos, na noite dessa terça (10), Jair Bolsonaro (PL, foto) compartilhou no Facebook um vídeo que questiona a eleição de Lula (PT). Depois, o ex-presidente apagou a publicação.