Brasil

Bolsonaristas criticam Janja por presença em camarote no carnaval em meio a tragédia no litoral de SP

 

A presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no carnaval da Bahia se tornou alvo de críticas de parlamentares da base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos e vídeos da mulher do presidente Lula (PT) no Camarote Expresso 2222, em Salvador (BA), foram publicadas pelos deputados federais como Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Nas redes sociais, os parlamentares acusam Janja de insensibilidade por ter festejado em meio as tempestades que acometeram o litoral norte de São Paulo no último domingo, deixando pelo menos 48 mortos. Lula viajou para São Sebastião, cidade mais afetada, na última segunda-feira, data em que a primeira-dama publicou uma mensagem de solidariedade.

“Estive muitas vezes no litoral norte de São Paulo, um dos cantos mais lindos do nosso país. Ver as praias e morros desfigurados, as pessoas sofrendo, me enche de tristeza e angústia. A superação deste momento tão difícil para o litoral de SP, em especial São Sebastião, virá com união de esforços do Governo Federal, Estadual e municipais . O Presidente Lula está lá para reforçar esta mensagem. Toda minha solidariedade às famílias atingidas por este desastre”, escreveu Janja no Twitter. O nome da primeira-dama ficou entre os assuntos mais comentados da plataforma na noite desta terça-feira.

As críticas se baseiam na participação ativa de Janja desde a transição do governo. De acordo com os deputados federais, ela deveria ter acompanhado o marido. No entanto, Lula viajou um dia depois da presença da primeira-dama no carnaval. As gravações, no entanto, são utilizadas de maneira distorcida.

Eleito com número recorde de votos, o deputado federal Nikolas Ferreira publicou imagens de uma entrevista da primeira-dama no camarote e criticou a “hipocrisia”. “Para visitar o Biden em Washington ela faz parte do governo, mas para visitar as cidades atingidas pelas fortes chuvas no litoral paulista, não”, disse o mineiro.

Já Zambelli compartilhou uma charge em que Janja aparece curtindo a folia ao lado de vítimas da tempestade. De acordo com a parlamentar, a imagem resumiria o “CarnaLula”, e aproveitou para criticar o valor doado pelo presidente para a tragédia, o qual chamou de “desumano”.

“Janja ‘curtindo’ o Carnaval (como noticiou a imprensa), enquanto seu marido destina míseros e humilhantes dois milhões para “ajudar” SP na maior tragédia humanitária que o litoral paulista já viveu. Em 2021, o então Presidente Jair Bolsonaro destinou setecentos milhões de reais para auxiliar a Bahia e Minas Gerais após tragédia também provocada pelas chuvas”, afirmou.

Membro da tropa de choque, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também aderiu as críticas: “Enquanto a tragédia das chuvas no Estado de SP deixou ao menos 44 mortos, 1,7 mil desalojados, 800 desabrigados e 49 desaparecidos, a primeira-dama do atual presidente curte o Carnaval como se nada tivesse acontecido”.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Fake news sobre Pix chegou a 87% dos brasileiros, diz pesquisa Quaest

As fake news de que movimentações por Pix passariam a ser taxadas pela Receita Federal…

9 horas ago

Profissional do sexo é esquartejada por cliente após discutir por valor de programa; autor foi preso

Uma mulher de 44 anos, identificada como Rosane Vinck, foi morta e esquartejada no município de Medianeira,…

10 horas ago

Neymar diz que jogaria em 2002 no lugar de Rivaldo que rebate: “Certeza que não aconteceria”

Pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira, o ex-atacante Rivaldo respondeu a fala de Neymar…

10 horas ago

Cremepe investiga médicos que atenderam menina de 4 anos morta após ser internada na Unimed para tratar amidalite

O Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) está investigando a conduta dos médicos que…

16 horas ago

Pernambuco registra primeiros casos de metapneumovírus em 2025 em duas crianças

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (17), o registro dos primeiros…

16 horas ago

Record não renova contrato e Luiz Bacci deixa a emissora após quase 15 anos

Após quase 15 anos trabalhando na Record, o apresentador Luiz Bacci anunciou nesta sexta-feira (17)…

17 horas ago

This website uses cookies.