Bolsa Família e outros programas sociais utilizam CadÚnico para identificar beneficiários — Foto: MDAS/Divulgação
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informa que 6,4 milhões de famílias precisam atualizar os dados junto ao Cadastro Único até fevereiro de 2026 para que não percam benefícios sociais.
Devem atualizar as informações perante o governo federal, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Uma das atualizações previstas é o cadastro biométrico para a concessão, manutenção e renovação do benefício de seguridade social, como indica a lei aprovada no Congresso Nacional no ano passado.
A legislação também estabelece que os dados devem ser revisados no CadÚnico a cada 24 meses para os beneficiários do BPC. Caso isso não ocorra, o benefício pode ser suspenso. Para regularizar a situação das famílias, o MDS iniciou o Ação de Qualificação Cadastral 2025.
Dessa forma, as famílias serão notificadas por meio dos aplicativos dos programas e de pagamento para procurarem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do CadÚnico para realizar a atualização.
Por meio do aplicativo do Cadastro Único, o beneficiário deve acessar o ícone “envelope”. Também será informado a necessidade de atualização de dados por meio do Caixa Tem.
As famílias que participarem da Ação de Qualificação Cadastral 2025 serão acionadas de forma escalonada, sem a necessidade de comparecimento aos pontos de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de forma imediata.
Ainda sim, serão disponibilizadas mensagens de voz, na Central de Atendimento da CAIXA, para auxiliar na comunicação e na orientação às famílias.
Segundo o governo federal, em fevereiro de 2025, 20,56 milhões de famílias receberam o Bolsa Família. O valor médio do benefício no mês passado foi de R$ 671,81.
O relator do caso do Banco Master que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou, nesta quinta-feira…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil…
O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Machado,…
Pessoas que consomem diariamente café ou chá podem apresentar menor risco de desenvolver demência ao longo da vida, segundo…
A influencer e sensitiva Izadora Morais, musa da Colorado do Brás, está fora do carnaval…
O vale-alimentação e o vale-refeição, que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),…
This website uses cookies.