Bolsa Família e outros programas sociais utilizam CadÚnico para identificar beneficiários — Foto: MDAS/Divulgação
Mais um golpe na praça e, desta vez, os alvos são beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. Seja por mensagens via WhatsApp ou SMS, o governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social emitiu um alerta para que a população se proteja dos criminosos.
Normalmente, os golpistas enviam links falsos supostamente relacionados ao benefício, pedindo pagamentos de guia para liberar valores ou com links para roubar informações do celular da vítima.
O ministério alerta que recebeu diversos relatos de golpes, para tentar desviar o dinheiro dos benefícios. A pasta também informou que realiza os pagamentos apenas pela Caixa Econômica Federal e que a comunicação com beneficiários é feita apenas por extratos bancários ou pelo aplicativo do Bolsa Família.
Outros golpes usando órgãos do governo também estão por aí. Por e-mail, criminosos enviam falsas guias para pagamentos dos microempreendedores individuais, os MEIs. Outros tentam convencer contribuintes a clicar em um link para verificar pendências com a Receita Federal. Bandidos também mandam mensagens sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.
Para não cair no golpe, vale a dica: confira sempre a origem da mensagem nos sites oficiais, não fornecer dados ou clicar em links recebidos por e-mail ou SMS. .
Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…
O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…
Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…
Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…
Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…
This website uses cookies.