O governo federal anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), a nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Rio de Janeiro. O Novo PAC prevê R$ 60 bilhões em investimentos federais ao longo dos próximos quatro anos, totalizando R$ 240 bilhões durante o terceiro mandato do presidente Lula (PT) à frente do Palácio do Planalto.
Com a presença de lideranças pernambucanas, o Estado também foi contemplado com o anúncio de investimentos em obras estratégicas e estruturantes em todo o Estado nas áreas de infraestrutura, saneamento, habitação, educação, inovação digital, recursos hídricos e educação.
Em Pernambuco, obras estratégicas estão contempladas a conclusão do trecho de Salgueiro até o Porto de Suape da Transnordestina, além da duplicação da BR-423 e a retomada das obras da BR-104.
Outras iniciativas que devem ser anunciadas são investimentos na segunda etapa da Adutora do Pajeú e na primeira etapa da Adutora do Agreste. As barragens de Gatos, Igapera e Panelas II também estão incluídas no programa.
Construções de diversas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Pernambuco também foram contemplados. Na área de educação, a retomada da construção de escolas e creches em todo o Estado, além da retomada das obras no Hospital das Clínicas da UFPE e do Hospital Universitário (Univasf).