Brasil

Bancos suspendem consignado do INSS após governo reduzir juros

 

Bradesco, Itaú, Pagbank, Daycoval, PAN e outras instituições financeiras anunciaram a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS. A ação ocorre após de o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduzir as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%.

Os bancos afirmam, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que não têm condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência.

89% do consignado de aposentados do INSS é concedido por bancos privados. Caixa e Banco do Brasil atuam em 11% e já cobravam taxas acima dos 1,70% definidos como teto na última segunda-feira (13).

O que dizem os bancos

O Daycoval diz que, mediante a aprovação do novo teto, decidiu “concentrar esforços para a operação de empréstimo consignado para funcionários públicos” e suspender temporariamente as operações do produto de crédito consignado do INSS por não serem “economicamente viáveis”.

O banco PAN diz apenas que “em função da redução do teto de juros aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), suspendeu temporariamente novas operações consignadas do INSS de empréstimo, cartão e cartão benefício”.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco2

Postagens recentes

Veja lista de associações investigadas por descontos não autorizados na aposentadoria

A Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizaram, nesta quarta-feira (23), uma operação…

10 horas ago

Lula manda demitir presidente do INSS após operação da Polícia Federal

O presidente Lula determinou a demissão de Alessandro Stefanutto da presidência do INSS. A exoneração deve ser oficializada pelo ministro…

12 horas ago

Jovem encontrada morta denunciou ex por tentativa de afogamento, diz delegada

A jovem Alice Borges Barroso, de 25 anos, encontrada morta no último domingo (20) no…

13 horas ago

Cursos de medicina terão prova anual do MEC para avaliar a qualidade

Um novo exame anual será realizado pelo governo federal para avaliar a qualidade do cursos…

14 horas ago

Nova edição do “Enem dos Concursos” deve abrir 3.000 vagas, diz ministra da Gestão

A ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação) afirmou nesta quarta-feira (23) que a segunda edição do CNU (Concurso Público Nacional…

14 horas ago

Fraude no INSS: descontos irregulares de R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões ocorreram entre 2019 e 2024

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) fazem uma operação nesta quarta-feira (23)…

14 horas ago