O avião que caiu na tarde de sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo, estava com vários problemas pendentes de correção, segundo um documento que detalha a inspeção da aeronave, obtido pelo jornal O Globo. O acidente deixou 58 passageiros e quatro tripulantes mortos.
Segundo o relatório, a maioria dos itens listados não comprometem a segurança do voo, como cortinas rasgadas, assentos quebrados, rasgos no carpete, e questões com o ar-condicionado. Porém, há quatro problemas que poderiam colocar o avião em risco, incluindo um defeito no painel de navegação.
No documento estava descrito que o avião tinha um problema no EHSI (Indicador Eletrônico de Situação Horizontal), um dispositivo que ajuda os pilotos a visualizar dados de navegação. No entanto, o item não é indispensável para o voo, nem mesmo obrigatório.
O EHSI resume em um único visor dados como bússola, GPS, radar, entre outros. Caso um avião não tenha o dispositivo, o piloto precisa olhar cada indicador separadamente, o que pode sobrecarrega-lo em situações adversas. Por isso, artigos técnicos dizem que a depender da rota e tipo de avião, algumas agências de segurança exigem seu uso.
O relatório de inspeção do avião também indicava outros três problemas menores, mas que também podem comprometer a operação da aeronave. Contudo, há pouca probabilidade de que eles tenham tido alguma influência sobre o acidente.
O avião estava com uma luz de alerta estava acendendo na ignição do motor, um dos seis freios de rodas, para aterrissagem e taxiamento, estava inoperante, e o limpador de para-brisa do lado do copiloto estava quebrado. Além disso, dois assentos de passageiros estavam com problemas na fivela do cinto de segurança.
A Voepass afirma que o avião não tinha nenhum problema que o impedisse de voar em segurança. “A VOEPASS reitera que a aeronave estava aeronavegável, com todos os sistemas requeridos em funcionamento, cumprindo com todos os requisitos e exigências estipulados pelas autoridades e legislação setorial vigente”, disse a companhia aérea em nota.