Brasil

Avanço econômico: renda em alta liberta 20 milhões de brasileiros da fome

O aumento na massa de trabalho, a revisão do Bolsa Família e o controle dos preços dos alimentos tiraram, no ano passado, cerca de 20 milhões de brasileiros da insegurança alimentar moderada ou grave. Com informações da Folha de São Paulo.

ESCASSEZ ALIMENTAR: Um estudo realizado pelo Instituto Fome Zero, com base em informações da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, identificou dois sinais de escassez alimentar: a insegurança alimentar moderada, quando alguém não consegue ter três refeições diárias ou não come o suficiente, e a insegurança alimentar grave, quando a pessoa passa um ou mais dias sem comida, enfrentando situações de fome.

QUEDA SIGNIFICATIVA: Entre o quarto trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023, o número de pessoas nessas condições caiu de 65 milhões para 45 milhões, com uma queda ainda mais expressiva entre aqueles em situação de insegurança alimentar grave, passando de 28 milhões para 20 milhões de pessoas.

Considerando um período mais amplo, a partir do primeiro trimestre de 2022, aproximadamente 13 milhões de brasileiros conseguiram superar a fome, segundo os dados da pesquisa.

José Graziano, diretor-geral do Instituto Fome Zero, disse à Folha Press que embora os números sejam preliminares, eles indicam uma melhoria substancial.

“Mas são um bom indicativo do que ocorreu, com dados robustos e que mostram uma melhora até maior do que a esperada”, falou. Graziano dirigiu a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) entre 2012 e 2019 e coordenou o desenvolvimento do programa Fome Zero, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

CONTRIBUIÇAO DE MEDIDAS: Essa melhoria é atribuída a uma série de medidas, incluindo o aumento real de 11,7% na massa de rendimentos do trabalho, o maior registrado desde o Plano Real, de acordo com análises do Ipea. Além disso, a renda domiciliar per capita teve um aumento significativo de 12,5% em 2023, conforme estimativas da FGV Social.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

14 horas ago

Feminicídio: Enfermeira é morta a tiros; PM apontado como suspeito bate e destrói carro durante fuga

Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…

1 dia ago

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

2 dias ago

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…

2 dias ago

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

2 dias ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

2 dias ago

This website uses cookies.