(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Um estudo, publicado em fevereiro na revista Nature Human Behaviour, aponta que iniciar uma aula antes das 9h é prejudicial ao sono e desempenho acadêmico.
A pesquisa avaliou a relação entre o horário de início das aulas e a presença dos alunos. No resultado, foi notado que as atividades acadêmicas que se iniciam antes das 9h, além de trazer efeitos ao sono, ocasionam uma baixa frequência se comparado aos locais que optaram por aulas no horário mais tarde.
No levantamento, os estudiosos analisaram aulas das 8h às 16h e se mostrou que a presença foi cerca de 10% menor nos cursos matutinos. Além disso, o quantitativo de estudantes que acordaram após o começo da aula, ou seja, depois das 8h, levou ao atraso e ao não acompanhamento dos conteúdos vistos em sala de aula.
Para realização do estudo, os cientistas fizeram três experimentos. Na primeira etapa foi medido, através do acesso ao wi-fi do campus de uma universidade, a presença dos estudantes nos 337 cursos. O segundo experimento foi a avaliação sobre se a ausência em sala de aula estava ligada ao sono. Por último, foi feita a relação com o sono diurno e noturno, no que se refere à duração.
O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina Duke-NUS e do Instituto para Ciências Aplicadas de Aprendizado e Educação Tecnológica da Universidade Nacional de Singapura.
A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…
Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…
A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…
O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…
A gordura que fica concentrada na região da barriga, chamada popularmente de barriga de chopp,…
This website uses cookies.