Golpe do IPVA
A interface desses sites falsos é muito parecida com a dos originais, idêntica em alguns casos. Quando o usuário digita o Renavam, eles recuperam todos os dados dos veículos, inclusive os valores corretos para quitação integral ou parcelamento do IPVA. A diferença é que a única opção disponível para isso, independentemente da opção escolhida, é usar o Pix. Quando a operação é feita, por meio de um QR Code, é desviada para um terceiro.
É importante se atentar que os endereços eletrônicos das Secretarias da Fazenda têm a terminação “.gov.br”. Qualquer outro que não possua essa terminação é fraudulento.
Uma página falsa está utilizando a interface do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) prometendo a possibilidade de pagamento do IPVA por meio do Pix. O órgão esclarece que o pagamento do IPVA só pode ser realizado de duas maneiras: acessando o boleto no site oficial do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br), e por meio do boleto impresso, enviado pelos correios para a residência dos proprietários dos veículos. E alerta que o acesso ao boleto na internet não deve ser feito por nenhum outro site, apenas pela página oficial do órgão, e que a opção Pix não existe. A área de tecnologia da informação do Detran-PE já tomou as providências adequadas, como a denúncia do site falso.
Para chegar ao boleto por meio do site do Detran-PE, basta acessar a página www.detran.pe.gov.br e selecionar a opção “Consulta de Placa”. A partir daí, fornecer os dados solicitados e acessar os boletos com todas as taxas. .
As informações são do site do Detran-PE
Além dessa dica, as duas secretarias listam mais uma série de recomendações:
1. Confira se os sites são autênticos. Além das Secretarias da Fazenda, é possível fazer o pagamento pelos sites do Detran de cada estado. Os respectivos endereços eletrônicos são esses:
Detran de Pernambuco : www.detran.pe.gov.br
Secretaria da Pernambuco: www.sefaz.pe.gov.br
Pix é uma das opções de pagamentos. Os sites oficiais oferecem diversas modalidades. Por isso, desconfie de sites que aceitam, exclusivamente, Pix ou boleto.
3. O imposto também pode ser pago em instituições financeiras, como a Cocred, por meio de aplicativo, Internet Banking, caixas eletrônicos ou direto nas agências, além de casas lotéricas e empresas credenciadas (consulte os convênios vigentes nos sites das Secretarias da Fazenda).
4. Não use buscadores, como o Google ou Yahoo, para procurar sites paga pagamento e desconfie de endereços eletrônicos com termos como “ipva”, “detran”, “fazenda”, entre outros. Se tiver dúvidas, sempre busque informações também pelos sites oficiais.
5. Verifique o nome de quem vai receber o pagamento. Se não forem os estados, mas pessoas físicas, não confirme.
6. Nunca clique em links recebidos por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais e e-mails. As Secretarias da Fazenda não usam esses artifícios. E caso receba boletos de papel em sua casa, desconsidere. Não são enviadas cobranças de IPVA pelos Correios.
7. Caso seja vítima de algum golpe, avise o Ministério Público, a Polícia, e a instituição financeira onde realizou a transação, com cópias dos comprovantes de pagamento e o endereço eletrônico pelo qual o golpe foi consumado.
O calendário de pagamento do Licenciamento 2024, que inclui as taxas de IPVA, bombeiros e o próprio licenciamento, teve início no dia 05 de fevereiro, para os veículos com placas de final 1 ou 2, e segue, para as demais terminações, conforme tabela abaixo:
O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…
Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…
Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…
This website uses cookies.