A interface desses sites falsos é muito parecida com a dos originais, idêntica em alguns casos. Quando o usuário digita o Renavam, eles recuperam todos os dados dos veículos, inclusive os valores corretos para quitação integral ou parcelamento do IPVA. A diferença é que a única opção disponível para isso, independentemente da opção escolhida, é usar o Pix. Quando a operação é feita, por meio de um QR Code, é desviada para um terceiro.
É importante se atentar que os endereços eletrônicos das Secretarias da Fazenda têm a terminação “.gov.br”. Qualquer outro que não possua essa terminação é fraudulento.
Uma página falsa está utilizando a interface do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) prometendo a possibilidade de pagamento do IPVA por meio do Pix. O órgão esclarece que o pagamento do IPVA só pode ser realizado de duas maneiras: acessando o boleto no site oficial do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br), e por meio do boleto impresso, enviado pelos correios para a residência dos proprietários dos veículos. E alerta que o acesso ao boleto na internet não deve ser feito por nenhum outro site, apenas pela página oficial do órgão, e que a opção Pix não existe. A área de tecnologia da informação do Detran-PE já tomou as providências adequadas, como a denúncia do site falso.
Para chegar ao boleto por meio do site do Detran-PE, basta acessar a página www.detran.pe.gov.br e selecionar a opção “Consulta de Placa”. A partir daí, fornecer os dados solicitados e acessar os boletos com todas as taxas. .
As informações são do site do Detran-PE
Além dessa dica, as duas secretarias listam mais uma série de recomendações:
1. Confira se os sites são autênticos. Além das Secretarias da Fazenda, é possível fazer o pagamento pelos sites do Detran de cada estado. Os respectivos endereços eletrônicos são esses:
Detran de Pernambuco : www.detran.pe.gov.br
Secretaria da Pernambuco: www.sefaz.pe.gov.br
Pix é uma das opções de pagamentos. Os sites oficiais oferecem diversas modalidades. Por isso, desconfie de sites que aceitam, exclusivamente, Pix ou boleto.
3. O imposto também pode ser pago em instituições financeiras, como a Cocred, por meio de aplicativo, Internet Banking, caixas eletrônicos ou direto nas agências, além de casas lotéricas e empresas credenciadas (consulte os convênios vigentes nos sites das Secretarias da Fazenda).
4. Não use buscadores, como o Google ou Yahoo, para procurar sites paga pagamento e desconfie de endereços eletrônicos com termos como “ipva”, “detran”, “fazenda”, entre outros. Se tiver dúvidas, sempre busque informações também pelos sites oficiais.
5. Verifique o nome de quem vai receber o pagamento. Se não forem os estados, mas pessoas físicas, não confirme.
6. Nunca clique em links recebidos por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais e e-mails. As Secretarias da Fazenda não usam esses artifícios. E caso receba boletos de papel em sua casa, desconsidere. Não são enviadas cobranças de IPVA pelos Correios.
7. Caso seja vítima de algum golpe, avise o Ministério Público, a Polícia, e a instituição financeira onde realizou a transação, com cópias dos comprovantes de pagamento e o endereço eletrônico pelo qual o golpe foi consumado.
O calendário de pagamento do Licenciamento 2024, que inclui as taxas de IPVA, bombeiros e o próprio licenciamento, teve início no dia 05 de fevereiro, para os veículos com placas de final 1 ou 2, e segue, para as demais terminações, conforme tabela abaixo:
Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…
A vida de Bruna Brito Barbosa de Araújo, de 4 anos, chegou ao fim no…
O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…
O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…
A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…
This website uses cookies.